Veja como consultar o agendamento da dose de reforço em Fortaleza

A aplicação ocorre para a população em geral desde novembro deste ano

Escrito por Redação,

Metro
Profissional manuseia seringa
Legenda: Na Capital, há duas modalidades para conferir a data da dose de reforço
Foto: Thiago Gadelha / SVM

A aplicação do reforço de vacinas contra a Covid-19 foi ampliada para a população em geral em novembro último, no Brasil. Anteriormente, apenas idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde recebiam. Em Fortaleza, é possível consultar o agendamento para a dose extra no site Vacine Já (ver passo a passo abaixo).

Há, também, a opção de listas divulgadas, diariamente, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Até as 17h desta terça-feira (7), 648.832 pessoas receberam a agulhada adicional no Ceará, segundo o Vacinômetro, atualizado pela Secretaria de Saúde (Sesa).

Todos os já vacinados com as primeiras doses devem buscar pelo reforço contra o coronavírus, incluindo aqueles que tomaram a vacina da farmacêutica Janssen — que até novembro era dose única. No Ceará, o intervalo entre a segunda dose e a de reforço foi reduzido para quatro meses.
 
Neste último caso, as pessoas receberão a segunda dose (D2) do mesmo imunizante após dois a cinco meses da primeira. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, somente depois de cinco meses da D2, ocorrerá o reforço, preferencialmente, com a Pfizer. 
 
 
Com a circulação da variante Ômicron do coronavírus, considerada preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), deve-se aumentar a vigilância por uma imunização completa. Veja como consultar se chegou a sua vez: 

Veja como consultar seu agendamento 
 

  1. Acesso o endereço vacineja.sms.fortaleza.ce.gov.br
  2. Ao entrar, no canto esquerdo da tela, selecione "Consultar Cadastro"
  3. Agora, insira os dados solicitados e clique em "consultar"
  4. Em seguida, aparecerá a tela com as datas das doses tomadas e o agendamento das próximas, com horário e local. 
Caso ainda não tenha aparecido seu agendamento, aguarde e verifique com frequência para não perder a data.  
 

Veja como localizar listas 

  1. Acesse o endereço coronavirus.fortaleza.ce.gov.br
  2. Logo na parte superior, aparecerá a opção "acesse as listas de vacinação contra a Covid-19". Selecione-a. 
  3. Na nova tela, clique em "Lista agendados (PDF)"
  4. Em seguida, aparecerá as relações de listas por grupos populacionais. Basta selecionar a lista da qual você pertence e buscar pelo seu nome. 

Telegram

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste