Vacinação de Thyane Dantas é alvo de processo administrativo pela Secretaria da Saúde de Fortaleza

Influenciadora recebeu vacina ao acompanhar o marido, Wesley Safadão, sem constar nos agendamentos desta quinta

Thyane recebendo vacina contra Covid-19
Legenda: Casal foi vacinado na manhã da quinta-feira, 8 de julho
Foto: reprodução/Instagram

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou ter instaurado processo administrativo para "averiguar" a aplicação de vacina contra a Covid-19 na influenciadora Thyane Dantas, de 30 anos, em Fortaleza.

Thyane foi acompanhar o marido, o cantor Wesley Safadãovacinado nesta quinta-feira (8), e também recebeu dose do imunizante. Ela, porém, não consta em nenhuma lista de agendamentos para a data.

A vacinação na Capital - que avança em ordem decrescente de idade - chegou, até esta quinta, a pessoas nascidas em 1989.

O nome de Wesley, nascido em 1988, consta em lista de agendados divulgada pela Prefeitura para imunização ao meio-dia no Centro de Eventos. Já o de Thyane, nascida em 1991, não estava em nenhuma das relações da gestão municipal.

Em nota da tarde desta quinta, a SMS afirmou que segue o Plano de Vacinação Nacional e as normas técnicas pactuadas na Comissão Intergestora Bipartide (CIB).

A assessoria do cantor, em nota, disse que Thyane acompanhou Wesley na vacinação e recebeu "dose de sangria", a qual "não foi benefício dela".

"Cada dose dá em média um número [de] aplicações, depende de qual for, e se não forem aplicadas na hora são descartadas. Por esse motivo, os profissionais estão autorizados a aplicar em quem estiver no local, mesmo que não esteja no dia certo para vacinação, para que não haja descarte do material", diz o texto.

O Diário do Nordeste questionou a SMS acerca da aplicação da "dose de sangria" citada pela assessoria do artista.

Em nova nota enviada já na noite desta quinta, a pasta informou que "planeja e executa estratégias de trabalho visando o aproveitamento integral de todas as doses" das vacinas.

"Nos casos pontuais de doses remanescentes em frascos, após a total finalização das atividades, as equipes de vacinadores realizam busca ativa de pessoas pertencentes ao público alvo vigente, priorizando sempre os de maior idade", disse a SMS. Informando que a vacinação na Capital, nesta quinta, terminou às 17 horas "inviabilizando possíveis doses remanescentes antes deste horário". 

Safadão estava agendado para a vacinação ao meio-dia.

A SMS reforçou que o caso de Thyane Dantas está em averiguação e, posteriormente, "será encaminhado aos órgãos de controle".

Na noite desta quinta-feira (8), o prefeito Sarto Nogueira usou as redes sociais para reforçar que a gestão municipal está apurando as circunstâncias do fato.

Vacinação em Fortaleza nesta quinta

Em Fortaleza, o recebimento da primeira dose (D1) da vacina, nesta quinta, estava previsto, além da população geral, para grávidas e puérperas. Além disso, havia oferta da dose de reforço (D2) para quem já recebeu a primeira aplicação.

Vacinação de Safadão e Thyane

Wesley Safadão tomou dose única da vacina da Janssen
Legenda: Forrozeiro tomou dose única da vacina da Janssen
Foto: Reprodução/Instagram

Após receber o imunizante, a influenciadora publicou sequência de vídeos nos Stories do Instagram mostrando o momento da aplicação da vacina. Em outro vídeo, Thyane descreve a experiência de ser imunizada.

"Foi super tranquilo, é uma vacina normal. De boa", diz, enquanto o esposo reitera a opinião dela. "Não sei se daqui a pouco vai estar dolorido", complementa Wesley no registro.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza