Sistema Verdes Mares vence duas categorias no Prêmio Gandhi de Comunicação 2021

O SVM levou o primeiro lugar nas categorias de Telejornalismo e Fotojornalismo; veja as reportagens premiadas

Escrito por Redação,

Metro
Ganhadores
Legenda: Nesta edição do Prêmio Gandhi, o Sistema Verdes Mares levou três prêmios nas categorias Telejornalismo e Fotojornalismo
Foto: Gustavo Pellizon / SVM

O Sistema Verdes Mares (SVM) venceu as categorias de Telejornalismo e Fotojornalismo do Prêmio Gandhi de Comunicação 2021. A cerimônia de entrega ocorreu na noite desta terça-feira (7), no RioMar Fortaleza.

O programa Diário na TV, da TV Diário, levou o primeiro lugar com a série de reportagens “Projeto elas: violência contra a mulher”.

Já o Jornal Diário do Nordeste conquistou os primeiro e segundo lugares com a fotorreportagem sobre o "Dia Mundial do Sorriso" e a reportagem que retrata a tradição dos carpinteiros navais em Icapuí, no Interior do Ceará. 
 

Reportagem mostrou todos os lados da violência doméstica
 

Após dois meses de apuração jornalística, a equipe do "Diário na TV" contou histórias de cerca de 10 personagens, entre vítimas de violência doméstica e agressores, além de ouvir órgãos responsáveis pela proteção à mulher e especialistas. A série foi ao ar entres os dias 6, 7 e 8 de outubro último. 

Foram três episódios para mostrar as faces que envolvem esse tipo de crime. Dentre elas, a naturalização da violência doméstica nas esferas sociais, relação dos agressores com o alcoolismo, machismo estrutural, pobreza, suporte social e os órfãos do feminicídio. 

A reportagem integra o "Projeto Elas" — série de ações de conscientização para o enfrentamento à violência contra a mulher, promovida pelo SVM. 
 

Quem contou essas histórias
 

  • Reportagem: Brenda Albuquerque
  • Produção: Alessandra Castro 
  • Cinegrafista: Antonio de Sousa 
  • Editor de texto: Aldeson Matos 
  • Editor de Imagem: César Lima 
  • Coordenação: Lyana Ribeiro
 

Para a editora de núcleo da TV Diário, Lyana Ribeiro, o "Gandhi é uma premiação especial por enaltecer a boa notícia em reportagens jornalísticas". 

"É sempre bom se debruçar sobre temas que possam ajudar outras pessoas. Na nossa série, falamos da violência contra a mulher, mas apontamos saídas sustentáveis para quebrar esse ciclo. Isso importa para pessoas e pode fazer a diferença na vida de alguém", frisou. 

O editor de texto Aldeson Matos observa que a reportagem também mostrou a realidade dos órfãos, destacando as dores dos filhos das vítimas e, por fim, o ponto de vista do agressor.

"Acredito que mostrar o outro lado da violência doméstica, com personagens que passaram pelo processo de reabilitação foi nossa grande sacada, porque isso é pouco discutido. Se você não vai à raiz do problema, da trajetória daquele homem criado com machismo, você não rompe o ciclo da violência", avaliou.

"Então, nós destacamos iniciativas que auxiliam a não reincidência. E assim a série foi inovadora e propositiva, com o arremate de forma positiva", completou. 

Legenda: O editor de texto Aldeson Matos com o prêmio na redação do Sistema Verdes Mares
Foto: Divulgação

O programa Diário na TV vai ao ar de segundas a sextas-feira, das 20h05 às 20h50. 

 

Assista à reportagem:

 

Sorrisos estampados 
 

Os repórteres fotográficos Fabiane de Paula, Thiago Gadelha e Camila Lima selecionaram diversos personagens para mostrar sobre as frestas de alegrias em tempos difíceis. A fotorreportagem levou o 1º lugar na categoria. "Foi uma pauta leve, que trouxe sorrisos num momento tão desafiador", comemorou Fabiane de Paula.

"E, nesse momento tão difícil, de pandemia, de notícias ruins, o reconhecimento desse trabalho no prêmio Gandhi é muito importante, em que são premiadas sempre matérias positivas", completou.

Dentre as fotos, está o sorriso de Heitor, hoje com quatro anos, filho da fotógrafa. 

No Dia Mundial do Sorriso, os profissionais contaram, em imagens, histórias sobre contato com o filho, trabalho comunitário, os prazeres do esporte e reflexões sobre o tempo vivido. Veja: 

Print da página do jornal
Foto: Diário do Nordeste

 

Tradição nas mãos
 

O repórter fotográfico Kid Júnior retratou histórias de carpinteiros navais em Icapuí, no Interior do Ceará. Na Cidade, a profissão é ensinada de pai para filho. A atividade impulsiona a economia local. A foto que estampou a capa da edição do Jornal Diário do Nordeste, em 16 de abril último, levou o segundo lugar na categoria. 

Kid, que já venceu em edições anteriores, ressaltou a importância do prêmio e comemorou. "Fiquei muito feliz com o resultado", disse. 

Print da capa
Foto: Diário do Nordeste
 

Confira a lista de premiados:

Estudante - Mídia Impressa
 

1. Alunos de Jornal Laboratório da UFC, com a produção “Impressões Sustentabilidade”, com os professores Eugênia Cabral e Edgar Patrício.
2. Alunos da disciplina Jornalismo Especializado da UNI7, com a reportagem Sobre Vidas - Histórias de Superação em Tempos de Pandemia”, publicada na revista Matéria Prima, com a professora Ana Márcia Diógenes. 
3. Pedro Gehm de Melo Rocha e Beatriz Bandeira de Freitas, com a reportagem “Pobreza menstrual atinge uma entre quatro mulheres no Brasil”, na disciplina de Jornalismo Impresso da Unifor, com o professor Alejandro Sepúlveda. 

Estudante - Mídia Eletrônica


1. Antônio Leonardo de Sousa Reis, que representa a turma do “Laboratório Multimídia”, da UFC, com a produção “Fome de Quê?”.
2. José William Barros, representante da turma de Telejornalismo II da UFC, com o professor Pedro Vasconcelos, autores da produção “Ocupa Marighella”.
3. Nathally Kimberly, representante da turma “Formato Sonoro”, da UFC, com o podcast “Essenciais”. 
 

Estudante - Trabalho de Conclusão de Curso

1. Arthur de Moraes, concludente da Universidade de Fortaleza, com a série de reportagens “Vozes: a identidade indígena dos Jenipapo-Kanindé”, orientado pela professora Vânia Tajra. 
2. Manuela Catalina, autora do trabalho “Presença: a motivação na Educação Básica de Fortaleza”. Aluna da UFC, com orientação do prof. Rafael Rodrigues da Costa. 
3. Lara Elise, aluna da Uni7, com o trabalho “Torcida LGBTQIA+: um estudo sobre a cobertura esportiva da Vozão Pride na final do Campeonato Cearense 2020”, com orientação da professora Eulália Camurça. 

Comunicação Interna

1. Equipe de Comunicação Interna do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, com a produção “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”. 
2. Equipe de Comunicação Interna da FIEC, com a produção “Qualificação profissional nos presídios amplia horizontes de internos cearenses”.
3. Equipe de Comunicação Interna da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, com a produção “Mais de 850 cestas arrecadadas durante campanha alimentação são entregues às instituições do CEU”. 
 

Conteúdo Online

1. Irna Cavalcante, com a reportagem “O impacto da pandemia na carreira das mulheres”, publicada no portal O Povo, com edição de Adailma Mendes, Regina Ribeiro e Beatriz Cavalcante; fotografia e vídeo de Francisco Fontenele e Thais Mesquita.
2. Elizabeth Oliveira, com a reportagem “Campanha em Manaus conecta agricultores orgânicos a comunidades em insegurança alimentar”, publicado no site ((O))Eco, com sede em Niterói (RJ). 
3. André Jonathas Costa, com a reportagem “Abolição no Ceará: histórias de protagonismos de pessoas negras”, publicado no Serifascast, com sede em Fortaleza. 
 

Radiojornalismo

1. Carla Soraya, Igor Silveira, Tiago Lima e Débora Britto, da Rádio Jovem Pan News, com a série “Geopolítica da fome: de Josué de Castro à pandemia de Covid-19”.
2. Silvio Augusto Couto, Rafael Luis, Ronaldo César e Jorge Luiz, da Rádio FM Assembleia, com a produção “A vida depois dos 18: um lar para quem não foi adotado”. 
3. Lyana Ribeito, Daniela de Lavor e Beatriz Irineu, da rádio Verdes Mares, com a reportagem especial “Para além de ser”. 
 

Telejornalismo

1. Lyana Ribeiro, Alessandra Castro, Antônio de Sousa, Aldeson Matos e César Lima, com a produção “Projeto Elas - violência contra a mulher”, exibida na TV Diário. 
2. Amanda Nogueira, Danielle Campos, Tony Arruda, Rômulo Dias, Jarbas Melo e Edson Oliveira, com a produção “Nós existimos”, exibida na TV Fortaleza.
3. Aline de Oliveira, Alessandro Torres, Camila Lima, Nilton Alves, Susy Costa, Otávio Augusto, Victória Régia, com a produção “Solidariedade na pandemia”, exibida na TV Verdes Mares. 
 

Fotojornalismo

1. Fabiane de Paula, Camila Lima e Thiago Gadelha, pela fotorreportagem “O que te faz sorrir?”, publicada no jornal Diário do Nordeste. 
2. José Sérgio da Cunha Júnior, com a foto “Tradução dos carpinteiros navais em Icapuí”, publicada no Jornal Diário do Nordeste. 
3. Fábio Procópio de Lima, com a foto “Um dia pra comemorar”, publicada no O Povo. 
 

Jornalismo Impresso

1. Beatriz Jucá, com a reportagem “Faremos de tudo para ter todos de volta: uma rede de estudantes nas ruas para combater a evasão escolar”, publicada no jornal El País Brasil/Ceará.
2. Gabriela Custódio, autora da reportagem “Esperança vigiada: o que pensam e sentem os vacinadores”, publicada no jornal O Povo.
3. Irna Cavalcante, com a reportagem “Hidrogênio Verde: o caminho do Ceará para conquistar o mundo com energia limpa”, publicada no Jornal O Povo.