Sem registro da variante Ômicron, Ceará mantém testes de Covid-19 no Aeroporto de Fortaleza
A nova cepa está sendo monitorada em todo o mundo, pois levantamentos mostram que ela pode ser mais perigosa que a Delta
O Ceará ainda não tem registros de casos da nova variante do coronavírus, a Ômicron, proveniente da África do Sul e que vem causando preocupação mundial. A Secretaria da Saúde (Sesa) informou neste sábado (27) que não há informações sobre a cepa no Estado.
De acordo com a Sesa, estão mantidos os testes aleatórios de Covid-19 em 20% dos passageiros que desembarcam no Aeroporto de Fortaleza, a fim de identificar quaisquer casos da doença.
Veja também
Chamada de ‘Ômicron’, em referência à 15ª letra do alfabeto grego, utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para nomear as cepas mais preocupantes do vírus, a variante pode ter potencial de transmissibilidade superior ou igual à Delta, a mais alarmante até o momento.
O Brasil já anunciou que fechará as fronteiras aéreas para seis países africanos, em virtude da nova variante.
Pelo País ainda não há registros da cepa. A Secretaria da Saúde de São Paulo confirmou neste sábado que não há casos da Ômicron no Estado, segundo publicado pelo g1.
Confira países onde a Ômicron já foi confirmada:
- África do Sul: 77 casos
- Alemanha: 2 casos e 1 suspeito
- Bélgica: 1 caso
- Botsuana: 4 casos
- Hong Kong: 1 caso
- Israel: 1 caso confirmado
- Itália: 1 caso confirmado
- Reino Unido: 2 casos confirmados