Questão do Enem aborda cordel do cearense Gonçalo Ferreira da Silva

Obra de 2004 fala sobre corpos celestes para abordar conceitos de física

Escrito por Redação,

Metro
Gonçalo Ferreira da Silva
Legenda: Questão da prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Enem aborda o trecho do cordelista cearense Gonçalo Ferreira da Silva
Foto: Reprodução

Estudantes de todo o Brasil fizeram a segunda parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 neste domingo (28). Uma das questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias abordou o trecho de um cordel de autoria do cearense Gonçalo Ferreira da Silva.

Intitulado "Senhor dos Anéis", o cordel publicado em 2004 fala sobre corpos celestes para abordar conceitos de física. Segundo professores ouvidos pelo G1, na questão da prova os candidatos deveriam comparar o trecho com dados de uma tabela para identificar qual era o planeta que o cordel estava se referindo. 

A distância em relação / ao nosso planeta amado / pouco menos que a do Sol / ele está distanciado / e menos denso que a água / quando no normal estado", diz o trecho citado na prova. 

A resposta correta, segundo o próprio cordelista, é Saturno. "Trata-se de um folheto que trata dos anéis de Saturno, que está numa situação isolada no sistema solar. Existem outros planetas com anéis, mas não com a beleza celeste exibida por saturno, então foi de onde veio a inspiração", disse Gonçalo Ferreira da Silva. 

Neta identificou questão

A informação de que os versos foram tema de uma das questões foi dada pela própria neta do cordelista, que prestou o Enem neste domingo. "Ela chegou se tremendo toda dizendo que eu tinha caído na prova. Foi assim que fiquei sabendo". 

Autor de mais de 300 folhetos de cordel e 30 livros, o cearense, que atualmente reside no Rio de Janeiro, conta ter ficado surpreso com a honraria. "Já passei por vários momentos importantes, momentos de grandes belezas poéticas, é sempre muito bom ser lembrado", diz.