Quase 4 mil pessoas receberam 2ª dose de vacina contra Covid-19 em Fortaleza nesta quarta, diz SMS

Ao todo, 15.629 pessoas receberam o reforço na Capital, afirmou a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite, em transmissão ao vivo

Vacina contra o novo coronavírus
Legenda: Ao todo, 15.629 pessoas receberam o reforço do imunizante na Capital.
Foto: Helene Santos

A secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite, afirmou, em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira (18), que 3.986 pessoas receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza nesta quarta (17). Ao todo, 15.629 pessoas receberam o reforço do imunizante na Capital.

A titular da Pasta indicou ainda que a segunda dose está sendo ministrada em idosos em instituições de longa permanência e para trabalhadores da saúde, os quais a recebem no Centro de Eventos. Além disso, ela destacou que novas 3.143 pessoas foram vacinadas esta quarta, totalizando 109.300 vacinados com a primeira dose na capital cearense — "um numero que nos deixa muito feliz", comemorou a secretária.

Ela também pontuou que os trabalhadores da saúde cadastrados no Vacine Já que receberam a primeira dose entre os dias 25 e 31 de janeiro estão sendo agendados em listas publicadas no site da Prefeitura. Ela ressalta que quem não estiver na lista pode comparecer na data agendada no cartão de vacinação, o qual deve ser levado com documento com foto e CPF.

Ana Estela Leite, inclusive, reforçou a necessidade de comparecimento na data e no horário agendados. "Se não for respeitado esse horário e essa data, nós podemos trazer transtornos para toda essa categoria de trabalhadores da saúde", sinalizando que a logística foi pensada para atender a todo o público.

Perda da data da vacina

No entanto, a secretária afirmou que "os casos de perda serão analisados pontualmente", destacando a condição de quem estava com Covid-19 na data da segunda aplicação. Quem estiver nessa situação só deve receber a vacina depois de 14 dias de isolamento. Após o período, o profissional deve ir ao Centro de Eventos não só com os documentos, mas também com uma comprovação que ateste a doença.

Ana Estela também informou que existe uma "perspectiva" de que Fortaleza receba mais doses na próxima semana. "Tão logo o Município receba mais vacinas, nós vamos realizar os agendamentos", ressalta, acrescentando que a aplicação será feita tanto na modalidade domiciliar quanto em drive-thru.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza