Ônibus circulam com 70% da frota na fase 3; usuários reclamam de demora nos terminais
Nos terminais do Siqueira e do Antônio Bezerra, a queixa era quanto a filas e falta de distanciamento
Setenta por cento da frota de ônibus de um dia útil está em circulação em Fortaleza nesta fase 3 de retomada das atividades, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O percentual é o mesmo da fase 2, porém, foram destinados mais 218 ônibus extras às linhas de maior demanda.
Durante a fase 2, foi observado um fluxo médio de 40% de passageiros, o que representa em torno de 362 mil passageiros/dia.

De acordo com o órgão, desde o início da retomada das atividades econômicas, o monitoramento diário da demanda não identificou crescimentos abruptos no número de passageiros. Considerando o primeiro dia das novas fases, a maior diferença se deu apenas quando saímos do isolamento rígido para a fase de transição, com aumento de 5% na demanda.
A quantidade de ônibus, conforme a Etufor, é disponibilizada de acordo com a demanda de usuários, os quais devem respeitar o isolamento social, que foi prorrogado, e respeitar os horários diferenciados de funcionamento das atividades retomadas.
Reclamação nos terminais
Mesmo com o incremento nas linhas mais demandadas, passageiros reclamaram na manhã desta segunda-feira (6) das filas e da demora dos ônibus nos terminais dos bairros Siqueira e Antônio Bezerra. Por causa das aglomerações, os usuários de coletivos temem o contágio da Covid-19.
O Sistem Verdes Mares esteve em três terminais nesta manhã e constaou que, no terminal Siqueira, o fluxo de pessoas era grande, visivelmente maior que nos últimos dias. O distanciamento recomendado entre uma pessoa e outra foi pouco respeitado por alguns usuários.
A Etufor disse que acompanha diariamente a movimentação nos terminais para reforçar as linhas de maior demanda com ônibus extra em todos os terminais em especial no Siqueira, Antônio Bezerra e Parangaba. E disse que quando se verifica demanda maior, imediatamente são adotadas medidas para melhorar a oferta.
Quem precisa do transporte público diz que é bem difícil manter uma distância segura nos terminais, e tem medo da contaminação. “Não tem espaço nem para mover o pé. Para você mover o pé você precisa olhar para o chão porque senão você pisa no pé do outro. Distanciamento muito difícil e às vezes só na fila, mas quando o ônibus chega todo mundo corre para entrar. Infelizmente a gente tem que passar por isso agora”, afirmou o metalúrgico Régis Eusébio.
>Frota reduzida, demora e lotação: passageiros reclamam da circulação de ônibus em Fortaleza
>Fiscalização para evitar aglomerações nos terminais são ampliadas durante primeira fase de retomada
Os passageiros também reclamaram da falta de fiscais para orientar os usuários no momento do embarque. Dentro do ônibus o problema se repete no terminal do Siqueira. Na maioria das vezes os veículos saem lotados. “Situação dentro dos ônibus está péssima. O ônibus demora e passa só em hora e hora. Aí o pessoal fica pedindo para não ter aglomeração. Quando o ônibus chega não dá nem para colocar o pé dentro do ônibus”, reclama o barman Antônio Erasmo Vasconcelos.
A Etufor informou que a fiscalização da Operação de Transporte foi ampliada nos terminais e, caso necessário, o usuário pode encaminhar suas reclamações para a central 156 ou procurar os agentes nos terminais. A empresa recomenda, ainda, que os usuários utilizem o aplicativo Meu ônibus para programar os deslocamentos.
Mesmo com o fluxo de pessoas um pouco menor do que foi visto no Siqueira, foi fácil observar passageiros próximos um dos outros no terminal do Antônio Bezerra. A vendedora Lívia Sousa teme pela sua saúde e justifica a lotação por causa da demora dos coletivos. “Muita aglomeração. Muita lotação, mas há aglomerações por causa da demora dos ônibus. Está um caos e imagina a saúde dentro de um ônibus desses. Tenho muito medo, mas a gente precisa trabalhar. Não podemos fazer nada”, afirmou.
Medidas de segurança contra aglomeração
O Etufor disse ainda que todas as medidas de segurança e higiene continuam sendo adotadas, como organização da frota para evitar aglomeração, higienização dos veículos nas garagens, fornecimento de álcool em gel, disposição de pias com água e sabão nos terminais, distribuição de máscaras, orientação por meio de sinalização para distanciamento social nas filas, além das recomendações de que os passageiros evitem os ônibus de maior demanda e esperem um ônibus mais vago.