Fiscalização para evitar aglomerações nos terminais são ampliadas durante primeira fase de retomada

Em nota, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) não especifica a quantidade de profissionais atuando nas fiscalizações, nem se foi criada uma determinação apontando a quantidade máxima de passageiros por lotação

Escrito por Redação ,
Legenda: Etufor também determina o funcionamento de 70% da frota de ônibus na capital cearense
Foto: José Leomar

Para a primeira fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais do Governo do Estado do Ceará, iniciada nesta segunda-feira (8), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) ampliou a fiscalização da Operação de Transporte nos terminais da capital, a fim de garantir o distanciamento social e evitar aglomerações. Como medida, também foi determinado o funcionamento de 70% da frota de ônibus. 

 

No entanto, a Etufor não apontou quantos profissionais estariam atuando nos terminais de Fortaleza, nem quantos ônibus representam essa porcentagem da frota em circulação. Quando demandado sobre a existência de regra, estabelecida durante a pandemia, o órgão também não explicou se há uma determinação acerca da quantidade máxima de passageiros por lotação.

Com reabertura de shoppings e comércios na capital, a partir de hoje (8), cresce o fluxo de pessoas e de deslocamento entre os bairros. Serviços de contabilidade e advocacia também podem retomar as atividades, mas o uso de máscara e distanciamento social seguem sendo obrigatórios. 

“A quantidade de ônibus está disponível de acordo com a demanda de usuários que devem respeitar o isolamento social e o escalonamento de horários nas atividades retomadas”, explica, em nota. A Etufor também acrescenta que em caso de maiores demandas, podem ser incluídos ônibus extras nas linhas mais sobrecarregadas

Em maio, a equipe do Sistema Verdes Mares constatou reclamações de passageiros de ônibus devido à aglomerações e demora no transporte durante o “lockdown”, período de maior restrição da circulação de pessoas na cidade. Apesar de medida ser utilizada para conter o avanço da doença, usuários temeram pelo contágio da Covid-19 nos coletivos. 

Conforme o artigo 24, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), compete às cidades o dever de fiscalizar as infrações por excesso de peso, dimensões e lotações dos veículos, assim como notificar e arrecadar as multas aplicadas. Em Fortaleza, a Etufor é a pasta responsável por isto.

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

Segurança

Mesmo com a reabertura, as medidas de seguranças nos ônibus de Fortaleza também continuam sendo adotadas, como o fornecimento de álcool em gel, a disponibilização de pias com água e sabão, a distribuição de máscara e a orientação de distanciamento social nas filas. 

Além disso, há a “recomendação de que os passageiros evitem os ônibus de maior demanda e esperem um ônibus mais vagos”, pontua a Etufor. Em casos de reclamações, os passageiros podem contatar a central 156

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados