Média diária de óbitos por Covid-19 tem sete semanas seguidas de queda em Fortaleza, diz prefeito

Prefeito revelou ainda que houve decréscimo na procura de pacientes com quadros gripais em leitos de enfermaria e de UTI na capital cearense

Escrito por Redação ,

Nas últimas sete semanas, Fortaleza registrou queda na média diária de mortes por Covid-19, de acordo com informações divulgadas pelo prefeito Roberto Cláudio na tarde desta terça-feira (7) em transmissão ao vivo nas redes sociais. Segundo ele, a média diária, que já foi de 87 óbitos/dia na semana de pico da doença, caiu para uma média de 6,7 mortes/dia, na última semana.

"Nas semanas 19 e 20 a gente chegou em nosso pico com mais de 80 óbitos por dia sendo confirmados. A semana 20, inclusive, foi a mais trágica de todas. No entanto, a partir dela a gente veio em uma sequência de sete semanas seguidas de queda de óbitos. Saindo de um pico de 87 óbitos em média por dia para, em média, 6,7 óbitos por dia. Uma queda bastante consistente ao longo das últimas sete semanas", disse.

Roberto Cláudio informou ainda que houve decréscimo na quantidade de pacientes com quadros gripais procurando atendimento tanto por leitos de enfermaria, quanto de UTI na capital cearense, levando em consideração as últimas cinco semanas que coincidem com o início do processo de reabertura econômica.

"Existe uma tendência consistente de queda na necessidade de internação de pacientes com quadros gripas sugestivos de Covid em enfermarias ou UTIs ao longo do período do processo de abertura. Na semana passada, por exemplo, a gente chegou ao nosso menor patamar, que foi uma média de necessidade de internação de apenas 16 pacientes", afirmou.

Ceará tem mais de 126 mil casos de Covid-19

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Ceará já soma 126.142, e já foram contabilizadas 6.563 mortes, causadas pela Covid-19, desde o início da pandemia. Os dados são da atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), nesta terça-feira (07) às 17h34. 

 

Apesar de Fortaleza manter taxa de contágio da Covid-19 abaixo de um, há mais de 40 dias, a cidade ainda é o epicentro pandêmico no Estado, acumulando 37.338 casos confirmados da doença. A capital também registra uma taxa de letalidade de 9,1%, contabilizando 3.398 óbitos em decorrência do novo coronavírus. 

Depois de Fortaleza, os outros quatro municípios mais casos confirmados da Covid-19, no Estado, são : Sobral (7.621); Maracanaú (4.142); Caucaia (4.028) e Juazeiro do Norte (2.757). 

Taxa de ocupação de leitos

Ainda segundo dados da plataforma, taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para adultos, está em 72,97%, já a de enfermaria é 47,9%. Para o público infantil, a ocupação de leitos de UTI está em 49.03% e a ocupação de enfermarias é de 38,79%.  

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados