Intensa movimentação marca manhã da véspera de Natal em feira do Centro de Fortaleza

A feira da José Avelino mais uma vez teve registro de aglomeração no início desta quinta-feira (24). A Polícia atuou para dispersar os ambulantes

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Foto: Helene Santos

Muitos consumidores deixaram mais uma vez para ir às compras a poucas horas da confraternização natalina. O comércio de rua de Fortaleza esteve com intensa movimentação desde as primeiras horas desta quinta-feira (24). Na feira da José Avelino novamente houve registro de aglomerações.

A reportagem esteve no local e flagrou, além do desrespeito ao distanciamento social, pessoas sem máscara ou utilizando-a da forma incorreta, pondo o equipamento de proteção individual abaixo da boca, por exemplo.

Por volta das 8 horas, a Polícia Militar esteve no local orientando os ambulantes a encerrarem as atividades. Pouco depois, o fluxo de pessoas teve significativa redução.

> Confira os horários de funcionamento dos shoppings e lojas de rua neste fim de ano

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) ressaltou que os fiscais "atuam abordando os ambulantes que circulam na região, orientando para que desocupem o espaço público e alertando que a irregularidade pode resultar em multa e apreensão de mercadorias". Neste ano, foram realizadas 221 apreensões relacionadas ao comércio irregular no Centro da cidade.

Legenda: Polícia atuou para dispersar os pontos de aglomeração
Foto: Helene Santos

Somente no entorno da feira da José Avelino, a Agefis direciona, todos os dias, 52 servidores da Agefis que contam com o apoio de sete equipes da GMF. 

A Agefis disse que está monitorando e atuando "continuamente no Centro da cidade, com o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF)" para evitar aglomerações e o desrespeito de outras medidas.

Legenda: Algumas pessoas não usavam máscara ou utilizam de forma incorreta
Foto: Helene Santos

Nos outros pontos do centro comercial, onde também há registro de aglomeração, a Agefis informou que  "permanece atendendo a ocorrências de descumprimento das normas sanitárias de prevenção à Covid-19 nos períodos diurno e noturno". Nos casos de aglomerações, as ações são conduzidas pelas forças policiais.


Balanço
De março a dezembro deste ano, a Agefis realizou 3.169 fiscalizações a estabelecimentos comerciais, que resultaram em 195 autuações e 787 notificações. Além disso, o órgão distribuiu 172.380 kits de máscaras para a população. 

A Agefis pontuou também que. desde 8 de maio, foram realizadas cerca de 3.500 operações especiais de monitoramento, orientação e ordenamento de filas.

Canais para denúncia de aglomeração

  • Agefis – disque 156 ou 190

  • Vigilância Sanitária – disque 150

  • Polícia Militar - disque  190

  • Ministério Público do Ceará – disque  127

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.