Frotinha de Messejana suspende atendimentos de urgência para obras a partir de segunda-feira
O equipamento passa por ampliação da capacidade do centro cirúrgico e outras alas
O Frotinha de Messejana, em Fortaleza, vai fechar o setor de urgência e emergência a partir desta segunda-feira (21), para dar continuidade à reforma da unidade, entrando na 4ª fase do serviço. Apenas as alas de enfermarias vão ser mantidas na unidade durante esse período. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), esta é a etapa de conclusão das obras, com previsão de término em dezembro deste ano.
A recomendação da SMS é para que a população procure atendimento de urgência em cirurgias e traumatologia em outras unidades do SUS. Em novembro do ano passado, o hospital já havia passado por outro período de contingência.
Nas etapas anteriores de ampliação no Hospital Distrital Edmilson Barros, o Frotinha de Messejana, foram feitas a substituição da subestação de energia, climatização de dois postos de enfermagem e a criação de 11 novos leitos, ampliando a capacidade da unidade para 71 leitos, segundo a SMS.
Ao fim das obras, o equipamento terá ampliação de 50% da capacidade do centro cirúrgico, passando de duas para três salas de cirurgia. Também serão ampliados os leitos de recuperação, observação, enfermaria, de UTU e de reanimação, além de uma nova Central de Material e Esterilização (CME), listou a secretaria.
O Frotinha de Messejana foi construído em março de 1978, funcionando há mais de 40 anos.
Hospitais da rede municipal
Os Frotinhas de Antônio Bezerra, Messejana e os Gonzaguinhas de Messejana e Barra do Ceará, bem como o Hospital Nossa Senhora da Conceição, já passaram por intervenções e reformas.
No Frotinhade Antônio Bezerra, a enfermaria foi ampliada de 54 para 70 leitos e construído um novo bloco cirúrgico.
O Gonzaguinha de Messejana recebeu intervenção em 18 leitos, reforma da coberta e revisão das instalações elétricas. No Gonzaguinha da Barra do Ceará, o centro cirúrgico foi reformado.
Já o Gonzaguinha do José Walter está em fase de reforma da coberta da unidade.
E o Hospital Nossa Senhora da Conceição recebeu seis salas de pré parto, parto e pós parto, além de 12 leitos de observação e 10 leitos de cuidados intermediários.