Frotinha de Messejana funcionará em plano de contingência por 60 dias

Unidade hospitalar passará por reforma ao longo de dois meses para ampliação da capacidade. Pacientes serão encaminhados para outras unidades de saúde

Escrito por Redação , metro@verdesmares.com.br
Legenda: Emergência do Frotinha de Messejana
Foto: FOTO: FABIANE DE PAULA

A partir de hoje (1º), o Hospital Distrital Edmilson Barros, o Frotinha de Messejana, terá a área de urgência e emergência em clínica médica fechada para obras de reforma. Durante o serviço, com previsão de término em 60 dias, a unidade hospitalar funcionará com plano de contingência.

Cirurgias traumatológicas e gerais serão mantidas ao longo dos dois meses, conforme o coordenador da Rede Pré-Hospitalar e Hospitalar de Fortaleza, Romel Araújo. "O hospital não será interditado, a emergência vai continuar funcionando", explica.

O Frotinha de Messejana já passou por duas de quatro etapas de intervenção previstas. Na primeira, dez enfermarias tiveram a estrutura modificada, enquanto na segunda foram realizadas obras na área administrativa do hospital, farmácia e área de necrotério. As duas últimas etapas envolvem a emergência clínica, cirúrgica e traumatológica.

"Como não podemos interditar o hospital todo, estamos trabalhando por fases em todas as reformas. A terceira etapa será dividida em duas", diz. No primeiro momento, a reforma será na área da clínica médica. Os atendimentos da cirurgia geral e da traumatologia devem continuar, além de leitos de internação como retaguarda. Enquanto para urgência e emergência, a Prefeitura de Fortaleza recomenda à população procurar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros equipamentos hospitalares. Pacientes que precisarem de consulta clínica e chegarem por demanda espontânea terão atendimentos priorizados. "Ele será estabilizado e encaminhado a outros locais", explica.

Após a conclusão da primeira fase da terceira etapa, as áreas da cirurgia geral e traumatologia serão interditadas para reforma. Já os procedimentos de atendimentos clínicos retornam para os ambulatórios reformados.

Durante a reforma, pacientes que precisem de atendimentos cirúrgicos e traumatológicos são orientados a buscar os serviços no Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura, o Frotinha do Antônio Bezerra.

O prazo para a conclusão das obras do Frotinha da Messejana é de nove meses, segundo o coordenador da Rede Pré-Hospitalar e Hospitalar de Fortaleza. A capacidade do hospital será ampliada em até 50% nos setores de traumatologia e cirurgia geral. Nas duas categorias, 3,7 mil atendimentos foram realizados no ano passado, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Em 2019, até outubro, o Frotinha de Messejana realizou 69.047 atendimentos de urgência e emergência, 2.319 procedimentos cirúrgicos, além de 205.768 serviços de apoio ao diagnóstico e terapêutico, que envolvem procedimentos de laboratório, análises clínicas, radiografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, fisioterapia e eletrocardiograma. A unidade possui uma área de cobertura que envolve cerca de 30 bairros de Fortaleza, o que corresponde a 42% do território da Capital, informou a Secretaria Municipal de Saúde, por nota.

Lotação

Em maio deste ano, os três Frotinhas de Fortaleza enfrentaram graves problemas estruturais e técnicos, gerando apreensão e revolta de pacientes, familiares e funcionários. O Diário do Nordeste visitou o local na época e constatou as denúncias de superlotação no atendimento de emergência. Pacientes estavam sendo acompanhados em colchões no chão da unidade. A SMS garantiu que as unidades seriam reformadas até 2020.

A SMS informou que realiza, em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), um pacote de intervenções nas unidades hospitalares, como a reforma do Frotinha da Parangaba, do Hospital Nossa Senhora da Conceição e do Hospital da Mulher.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.