Fortaleza tem 100% da população adulta vacinada com a primeira dose contra a Covid-19, anuncia Sarto

Na prática, 1.930.479 pessoas já receberam a D1

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
vacinação em fortaleza
Legenda: Balanço contempla maiores de 18 anos
Foto: Thiago Gadelha

O prefeito José Sarto anunciou na manhã desta segunda-feira (6) que Fortaleza atingiu 100% da população adulta cadastrada imunizada com a primeira dose (D1) contra a Covid-19, isto é, 1.930.479 maiores de 18 anos. 

"Uma importante conquista do povo fortalezense na luta contra a pandemia", avaliou o gestor em post nas redes sociais, parabenizando "as equipes de saúde pela dedicação e pelo compromisso".

100% da população vacinada em fortaleza
Legenda: Prefeito parabenizou as equipes de saúde pelo empenho na campanha de vacinação
Foto: Reprodução/Redes sociais

Ainda segundo o chefe do Executivo municipal, a expectativa é de que a Capital alcance uma cobertura vacinal de 120% se somados os cidadãos residentes em outras cidades, mas que recebem o imunizante via Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

"Estimamos que chegaremos a 120% do público adulto de nossa Capital. Isso porque muita gente residente em outras cidades acaba se vacinando em Fortaleza", explicou José Sarto. 

Veja também

O dado divulgado pelo prefeito se baseia nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estima a população total de Fortaleza em 2.686.612 habitantes. "Em relação à população geral da Cidade, 79% receberam primeira dose ou dose única", cita o prefeito. Já quando é considerada a população com 18 anos ou mais, estimada em 1.930.479 pessoas, o percentual chega a 100% dos cadastrados no Saúde Digital.

Dose de reforço

Após um fim de semana de repescagem, a partir desta segunda-feira (6), Fortaleza passou a agendar a população para a dose de reforço com um intervalo de apenas quatro meses em relação à D2. A mudança anunciada na sexta-feira (3) irá fazer com que cerca de 300 mil pessoas já recebam outra dose do imunizante ainda neste mês de dezembro.

"Mais uma ótima notícia para a sequência de vacinação contra a Covid-19: Fortaleza vai reduzir o intervalo entre 2ª e 3ª doses para quatro meses". 

A aplicação da dose de reforço no público geral de Fortaleza teve início no último dia 20 de novembro. Até então, estava apto para receber a dose de reforço o público vacinado com a segunda dose da vacina contra a Covid há, pelo menos, cinco meses.

O intervalo seguiu o que foi definido pelo Ministério da Saúde na época. Agora, fortalezenses vacinados com a segunda dose há no mínimo quatro meses já podem receber a dose de reforço. 

D1 SEM AGENDAMENTO

Desde 15 de outubro, qualquer cidadão residente em Fortaleza pode tomar a primeira dose de vacina sem a necessidade de agendamento. Centros de vacinação  específicos e por faixa etária recebem o público, que precisa fazer o cadastro na plataforma Saúde Digital. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados