Fortaleza receberá recursos internacionais para aperfeiçoar o sistema de vacinação contra Covid-19
Ao todo, 18 cidades do mundo foram selecionadas. No Brasil, além de Fortaleza, apenas o Rio de Janeiro foi contemplado
Fortaleza é uma das duas cidades brasileiras escolhidas, entre 18 selecionadas, para receber aporte financeiro internacional voltado ao fortalecimento da vacinação contra a Covid-19. Os recursos serão aplicados no aperfeiçoamento da plataforma Vacine Já, que é responsável pelo agendamento e vacinação na Capital, segundo anunciou o prefeito José Sarto, em suas redes sociais, na manhã desta terça-feira (8).
Veja também
O Rio de Janeiro também está na lista dos escolhidos. Além dos recursos financeiro de US$50 mil, os municípios selecionados serão beneficiados com assistência técnica de especialistas da saúde.
Veja também
A partir dessa parceria, Fortaleza, por meio da responsável pela captação dos recursos, a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e da Secretaria da Saúde, desenvolveu o projeto Covid Tracker, sistema responsável pelo monitoramento e auxílio a pessoas que testaram positivo e seus contatos, evitando assim a expansão da cadeia de transmissão. A tecnologia, utilizada em vários países, já foi testada e será aplicada na volta às aulas presenciais.
Veja também
A iniciativa faz parte do projeto "Parceria por Cidades Saudáveis" da Bloomberg Philanthropies, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde e a Vital Strategies. Para o prefeito, Fortaleza ser escolhida dentre tantas outras representa um reconhecimento importante para o município.
“Hoje, celebramos essa escolha de Fortaleza para receber não só aporte financeiro, mas também capacitação com as melhores inteligências do mundo na área de saúde pública, tecnologia e inovação”, afirmou Sarto.
A iniciativa
A Parceria por Cidades Saudáveis (Partnership for Healthy Cities) é uma rede de 70 cidades ao redor do mundo que atua na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, doenças pulmonares crônicas, câncer e lesões. Com a pandemia, a Bloomberg Philanthropies expandiu o apoio fornecendo ferramentas e informações para medidas de prevenção e mitigação da Covid-19.
Além de Fortaleza, as cidades contempladas foram: Rio de Janeiro, Brasil; Buenos Aires, Argentina; Lima, Peru; Medellín, Colômbia; Cali, Colômbia; Cidade do México, México; Guadalajara, México; Cidade do Cabo, África do Sul; Abidjan, Costa do Marfim; Accra, Gana; Bengaluru, Índia; Harare, Zimbábue; Kampala, Uganda; Kigali, Ruanda; Ouagadougou, Burkina Faso; Phnom Penh, Camboja; e Quito, Equador.
A Citinova
A Citinova é uma incubadora de ideias para a criação de políticas públicas. Atua na transformação inovadora de problemas da cidade em soluções concretas em diversas áreas, como educação, desenvolvimento econômico, meio ambiente, saúde, e na difusão da cultura digital como forma de inclusão social e redução de desigualdades.