Feriado Dia de Tiradentes; saiba o que abre e o que fecha no Ceará

O funcionamento de alguns serviços foi alterado pelo decreto estadual, mas, com a data, a operação de outros estabelecimentos pode sofrer mudanças

Shopping RioMar Papicu, em Fortaleza, durante reabertura em abril de 2021
Legenda: Shoppings e comércio de rua podem funcionar, mas com horário reduzido
Foto: Kid Júnior

O feriado de Dia de Tiradentes acontece nesta quarta-feira (21). Em meio a pandemia causada pela Covid-19, o Ceará passa a data em isolamento social, mas com a flexibilização da abertura de alguns setores da economia.    

O funcionamento do comércio, instituições públicas e serviços já havia sido alterado pelo decreto estadual, mas, com o feriado, a operação de outros estabelecimentos pode sofrer mudanças.   

Feriado de Tiradentes  

O feriado de Dia de Tiradentes é comemorando sempre em 21 de abril e faz alusão à morte de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Ele é considerado pela história brasileira como o herói da Inconfidência Mineira. As informações são do Guia do Estudante.   

Estátua de Tiradentes, que foi um dos principais membros do movimento revolucionário brasileiro conhecido como Inconfidência Mineira
Legenda: Estátua em homenagem a Tiradentes, localizada no município mineiro de mesmo nome
Foto: Shutterstock

O movimento também é chamado de Conjuração Mineira e foi uma revolta, em 1789, de caráter separatista que ocorreu na capitania de Minas Gerais e, entre outros, tinha o objetivo de lutar contra a cobrança abusiva de impostos praticada pela Coroa Portuguesa, na época em que o Brasil era colônia do país europeu.  

 A Inconfidência Mineira foi formada, em sua maioria, por membros da elite socioeconômica. A exceção era Tiradentes, que recebeu esse apelido por trabalhar como, entre outras coisas, dentista amador. Ele foi o único participante a receber uma punição severa por participar do movimento, o restante dos membros teve as condenações amenizadas.   

Tiradentes foi morto enforcado em praça pública no Rio de Janeiro – então capital do país – na manhã de 21 de abril de 1792. Seu corpo foi esquartejado e os pedaços foram pregados em postes pelas ruas de Minas Gerais. A data da morte virou feriado nacional em 1890, logo após a Proclamação da República

O que funciona hoje no feriado

O decreto estadual que estabeleceu isolamento social no Estado, e que segue em vigor até o dia 25 de abril, instituiu que devem permanecer fechados, também no feriado, serviços como, por exemplo, barracas de praia, cinemas, bares e academias.  

Já lojas de ruas, shoppings e restaurantes podem funcionar com horário restrito. A data é feriado nacional, então escolas e universidades, além do serviço público, não têm atividade presencial.

Confira o que abre e o que fecha no Dia de Tiradentes no Ceará.  

Supermercados  

A orientação da Associação Cearense de Supermercados  (Acesu) é de que os supermercados do Estado funcionem normalmente na data. 

Comércio  

Segundo a CDL de Fortaleza, o comércio de rua funcionará normalmente na Capital, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho. Pelo atual decreto, as lojas do Centro podem abrir de 10h às 16h.

Shoppings 

O Governo do Estado estabeleceu que os shoppings, incluindo praça de alimentação, só podem operar entre das 12h às 18h, com limitação de 25% da capacidade. Seguindo essa regra, cada centro comercial estabelece se funciona neste feriado.  

A rede RioMar, que inclui as unidades Kennedy e Fortaleza (Papicu), informou que as lojas, quiosques e operações de alimentação dos shoppings estarão abertas. As atividades de serviços essenciais, tais como supermercados, farmácias e veterinária, têm funcionamento em horários especiais.  

O Centro Fashion informou que também funcionará normalmente das 12h às 18h, seguindo horário estipulado pelo decreto estadual. A Feira Digital, plataforma de vendas on-line do centro comercial, também segue em funcionamento.

No shopping Del Paseo, lojas, quiosques e praça de alimentação funcionam das 12h às 18h. O supermercado São Luiz funciona das 7h às 20h. Demais serviços, como lotérica e petshop, abrem às 10h.

Já no Shopping Iguatemi as operações de lojas e quiosques, das praças de alimentações, restaurantes e quiosques de alimentação, serão das 12h às 18h. Outros serviços funcionam em horários específicos, como o supermercado Extra, que abre às 7h e fecha às 22h, e a lotérica, que funciona das 10h às 18h.

As lojas, quiosques e praça de alimentação do North Shopping Fortaleza, do North Shopping Jóquei, do Via Sul Shopping e do North Shopping Maracanaú também funcionam normalmente na data, obedecendo ao horário determinado pelo Governo do Estado.

Os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais nas unidades, como supermercados e clínicas operam em horários especiais, como, por exemplo, o Super Lagoa do North Fortaleza, que abre das 7h às 20h, e lotérica, que opera das 10h às 18h. A loteria da unidade Jóquei também funciona em horário diferente: 10h às 19h.  

O Grand Shopping terá horário de funcionamento especial nesta quarta-feira. Em cumprimento ao decreto de isolamento, lojas, quiosques e operações de alimentação do empreendimento operam de 12h às 18h. Já os serviços essenciais, como as Lojas Americanas e a farmácia Pague Menos, abrem de 11h às 18h.

A reportagem entrou em contato com outros centros comerciais do Estado e aguarda resposta.

Restaurantes  

Conforme a orientação do Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Estado do Ceará (Sindirest/CE) o funcionamento do setor de alimentação fora de casa é normal na data.  

De acordo com o decreto estadual de isolamento, a categoria tem permissão de funcionar das 10h às 16h, com 25% de capacidade de atendimento 

Farmácias 

As farmácias e as drogarias abrem, por serem serviço essencial, segundo o Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE). 

Postos de combustíveis 

Os estabelecimentos vão funcionar normalmente, conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos). 

Bancos 

O Sindicato dos Bancários do Ceará informou que a data está inserida no calendário de feriados das instituições, então as agências bancárias do Estado não vão funcionar na quarta-feira.   

Lotéricas

A data é ponto facultativo para as lotéricas cearenses, conforme o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares no Estado do Ceará (Sindiloce). Ou seja, caberá a cada unidade a decisão de abrir ou não durante o feriado.  

"Por se tratar de semana de pagamento de Bolsa Família, muitos empresários podem optar por abrir, nem que seja por meio período, para evitar aglomerações na quinta-feira", explicou o presidente da instituição, Custódio Albano.  

Enel   

A Enel Distribuição Ceará informou que montou um esquema de atendimento para o feriado. A companhia manterá equipes trabalhando normalmente durante a data. Operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros estarão trabalhando para garantir o fornecimento de energia em todo o Ceará.  

Na área de atendimento ao cliente, a Central de Relacionamento funcionará 24h por dia, por meio do telefone 0800.285.0196, oferecendo todos os serviços da companhia.   

Todas as lojas de atendimento estarão fechadas nesta quarta-feira. As unidades das cidades de Fortaleza, Barbalha, Canindé, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral e Tianguá o atendimento é feito por meio do agendamento no site da companhia ou na própria loja.  

Os clientes também podem entrar em contato através do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena irá atender, ingressando serviços como Falta de Energia, Consulta de débitos, envio de 2ª via da conta e respondendo às perguntas mais frequentes. 

Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) também opera em regime de plantão durante o feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira, para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no interior do Estado. 

Quem precisar de atendimento pode recorrer à central telefônica, pelo número 0800 275 0195, à assistente virtual da companhia, Gesse, que atende pelo site da instituição, ou ainda pelo Cagece App, aplicativo gratuito disponível para iOS e Android.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza