Enem 2019: toque de celular mesmo dentro de envelope lacrado causa eliminação

Determinação é cláusula nova no Edital da prova deste ano. O Diário do Nordeste responde as dúvidas mais frequentes sobre o exame nacional para os estudantes do Ceará. Participe nas nossas redes usando a hashtag #diarionoenem Participe nas nossas redes usando a hashtag #diarionoenem

Escrito por Redação ,

Nos próximos dias 3 e 10 de novembro será aplicado, em todo o Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta reta final de estudos e preparação, é preciso estar atento a regras para o uso de celular. Para quem ainda possui dúvidas ou não sabe, a utilização de quaisquer aparelhos eletrônicos é estritamente proibida e resulta em eliminação

Uma novidade, porém, uma nova cláusula sobre celulares foi incluída no edital do Enem 2019: o toque de aparelhos mesmo dentro do envelope porta-objetos fará o participante ser eliminado. “Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do Exame”, diz o edital. 

A orientação é colocar o celular no  modo silencioso, desabilitar os alarmes e desligar o aparelho. Se o candidato estiver com tablets, calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, iPods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, e não avisar ao fiscal, será eliminado.

Cada participante receberá um porta-objetos com lacre para guardar aparelhos e outros materiais. Ele deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante estiver do lado de fora local de prova.

Veja dicas para fazer boa prova de redação

A prova da redação do Enem é considerada por muitos candidatos uma das partes mais importantes de toda a avaliação. Isto porque há a possibilidade de tirar 1000, a nota máxima, que acaba alavancando o resultado final do aluno. No Enem 2018, cinco pessoas do Ceará alcançaram este feito, tornando o Estado o 3º  com mais pontuações máximas do Brasil. Ao todo, 55 estudantes tiraram 1000 na edição passada. Listamos dicas para você fazer uma boa prova de redação.
 

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.