Enem 2018: como calcular a nota?

O Diário do Nordeste responde as dúvidas mais frequentes sobre o exame nacional para os estudantes do Ceará. Participe nas nossas redes usando a hashtag #diarionoenem

Escrito por Redação,

Metro

Para alcançar uma média satisfatória em uma prova, é necessário acertar o maior número de questões possível, não é? Não quando falamos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diferente de outros testes, a média obtida pelo candidato se baseia na dificuldade de questões que se acerta e que se erra, além da consistência das respostas. Ou seja, pode acontecer de três pessoas acertarem a mesma quantidade de questões e tirarem notas diferentes.

A explicação para isso é que para calcular as médias em cada uma das quatro áreas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) é utilizada a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é utilizada pelo Ministério da Educação (Mec). Ela mede o conhecimento a partir do comportamento observado em testes. Neste caso, o item é a unidade básica de análise, não a quantidade de acertos. A correção que é feita na redação é diferente.

A TRI pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor que o de sua proficiência e errar aqueles com nível de dificuldade maior. Ou seja, o padrão de resposta do participante é considerado no cálculo do desempenho.

É interessante ressaltar que, para distribuição das vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Mec, as instituições determinam o próprio peso de cada prova do Enem. Pelo menos dois profissionais credenciados pelo Mec avaliam o mesmo texto dos candidatos de maneira independente. Os corretores observam pontos como o domínio da língua escrita, a capacidade de argumentar e indicar uma solução para o tema que foi proposto. Cada uma das competências vale 200 pontos. A nota máxima, então, pode chegar a 1.000 pontos.

O cálculo da média do Enem é o somatório de todas as cinco notas divididas por cinco. Veja o exemplo a seguir:

Redação: 850
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 625
Matemática e suas Tecnologias: 798
Ciências Humanas e suas Tecnologias: 694
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 785
Total: 3.752
Média: 750,4

O cálculo da média aritmética simples é levada em conta no Sisu, em que podem se inscrever os estudantes que fizeram o Enem e que não zeraram na redação; no Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), em que o participante tem que tirar, pelo menos, 450 pontos na média das provas e também não ter zerado a redação.

Tira-dúvidas do Enem 2018

. Qual caneta usar na prova?
. Por que as provas são divididas em cores?
. O que levar nas provas?
. Onde vou fazer a prova?
. Onde usar a nota?
. Qual horário da prova?
. Quem tem direito a 1h de tempo adicional?
. Quais documentos não são aceitos no dia da prova?
. Quais as regras para ida ao banheiro no dia da prova?
. Quais as regras para celular no dia da prova?

 

Assuntos Relacionados