Ebserh abre concurso para mais de 2 mil vagas para 40 hospitais universitários

No Ceará, serão contemplados os hospitais Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand

Foto: Foto: Divulgação

Dois concursos públicos foram anunciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a contratação de mais de dois mil profissionais em 40 hospitais universitários do país. O chamamento público foi publicado no Diário Oficial da União. No Ceará, serão contemplados os hospitais Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand. O processo está em fase de contratação das empresas que irão realizar o certame.  

O chamamento será dividido em dois projetos básicos: o 1° é um concurso nacional, que contabiliza 1.363 vagas em 40 unidades em todo o país, incluindo hospitais, complexos hospitalares e a sede da Ebserh; e o 2° conta com 887 vagas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

O diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa, diz que a realização do concurso nacional mira realizar "a substituição tanto de pessoal de Regime Jurídico Único que se aposenta, quanto do pessoal que tem o chamado vínculo precário, e acabar com a alta rotatividade de profissionais da área de saúde que prejudica os serviços".

Déficit de 20%

Rodrigo acrescentou que os hospitais funcionam em regime de escala e a falta de profissionais em determinadas áreas pode comprometer o serviço. Atualmente, de acordo com o diretor, a Ebserh não conta com cadastro de reserva vigente e há um déficit de, aproximadamente, 20% no quadro de pessoal.

Nos dois concursos, os candidatos passarão por duas etapas de seleção: prova objetiva e análise de títulos e de experiência profissional. A Ebserh receberá propostas das empresas interessadas em organizar os concursos até o dia 27 de agosto. O objetivo é que os editais sejam publicados ainda neste semestre.

Rede Ebserh

Ebserh é uma estatal vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela administração de 39 hospitais e pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Emprega mais de 25 mil pessoas.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza

Assuntos Relacionados


Redação 01 de Dezembro de 2020