Coronavírus: Idoso em estado grave é monitorado no Ceará

Paciente tem mais de 60 anos e está entubado em um hospital particular da Capital

Um homem com mais de 60 anos está internado em estado grave em um hospital particular de Fortaleza com coronavírus. O paciente, que se encontra entubado, está sendo monitorado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) . 

A informação foi confirmada pelo secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Doutor Cabeto.

Até a noite desta sexta-feira (20), o Ceará não registrou nenhuma vítima fatal pelo Covid-19. Ao todo, 68 casos foram confirmados no Estado, conforme o último boletim divulgado pela Sesa.

Fortaleza é a cidade com mais registros, com 63  pessoas contaminadas. Também foram registrados casos nos municípios de Aquiraz, Fortim, Juazeiro do Norte e Sobral, sendo uma pessoa com coronavírus em cada um deles.

Os casos suspeitos da doença e os casos descartados não serão mais divulgados pela Secretaria. Porém, no boletim divulgado na quinta-feira (19), o estado registrava 766 casos sob investigação. 

Tira as dúvidas sobre o novo coronavírus: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

Casos confirmados no Brasil

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.


Categorias Relacionadas