Concentração de coronavírus nos esgotos de Fortaleza disparou 125% na segunda semana de dezembro

Dados expõem a necessidade do monitoramento para o enfrentamento à pandemia, mas falta de recursos pode inviabilizar a continuidade das pesquisas

Escrito por Redação ,
Amostras coletadas durante pesquisa
Legenda: Esgotos de Fortaleza voltam a registrar alta concentração de coronavírus em dezembro, aponta rede de monitoramento
Foto: Helene Santos/Ascom Casa Civil e ESP/CE

A presença do coronavírus na rede de esgoto de Fortaleza aumentou 125% no último dia 10 de dezembro ante à semana anterior (3/12), conforme alerta enviado à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A análise de pesquisadores é que o número reflete a retomada das atividades econômicas no Ceará.

Dentre elas, o turismo para as festas de fim de ano. Neste período, a taxa da carga viral de três Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) monitoradas passou de 21 bilhões para 47,2 bilhões de cópias de SARS-CoV-2 (causador da Covid-19), diariamente, por 10 mil habitantes.

A comparação considera as semanas epidemiológicas 49 (10/12/2021) e 48 (3/12/2021).

O estudo é realizado pelo Centro de Inteligência em Saúde do Estado (Cisec), vinculado à Superintendência da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Rede Monitoramento Covid Esgotos. 

Pesquisadores acompanham os níveis do vírus no esgotamento sanitário nas capitais brasileiras. Em Fortaleza, o projeto é coordenado pelo professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) André Bezerra.

“É um período considerado um pouco mais crítico porque tem um fluxo maior de turismo, tem alguns congressos acontecendo e maior mobilidade das pessoas”, explica André.

Para o levantamento, são analisadas as amostras recolhidas no sistema de esgotamento sanitário de Fortaleza. Conforme o alerta pondera, contudo, não foi identificada elevação no número de casos de Covid-19 nas semanas citadas. 

Últimas semanas de dezembro também registraram aumento

O último boletim, em que consta o levantamento da semana epidemiológica 51 (19 a 25 de dezembro), também mostra o aumento do vírus no esgoto de Fortaleza, sendo com maior índice a Estação Elevatória Reversora do Cocó (Hospital Unimed).

Veja as estações com maior concentração do vírus:

Print do mapa
Foto: Reprodução / Cisec

Não detectado (verde):
 

  • Estação de Tratamento de Esgotos José Walter (CE-ETE-01) 
     

Concentração menor (amarelo - abaixo de 4 mil):
 

  • Estação Elevatória Praia do Futuro II (CE-EEE-04) 
  • Estação Elevatória SD1 - Antônio Bezerra (CE-EEE-02) 
     

Concentração intermediária (laranja - entre 4 mil e 25 mil cópias);
 

  • Estação Elevatória SD2 - Barra do Ceará (CE-EEE-01);
  • Estação de Tratamento e Esgotos Conjunto Ceará (CE-ETE-02);
  • Poço de visita - Interceptor Leste (CE-SUB-01);
  • Estação de Pré-Condicionamento (CE-ETE-03).
     

Concentração maior (vermelho - acima de 25 mil cópias de coronavírus por litro):
 

  • Estação Elevatória Reversora do Cocó (Hospital Unimed) (CE-EEE-03)
     

O que isso representa 

De acordo com o coordenador do Cisec e cientista-chefe da Saúde do Estado, José Xavier Neto, os números permitem dimensionar os riscos que a Covid-19 ainda representa, mesmo em um cenário mais otimista, com o avanço da vacinação e a redução de casos registrados.

“Esse trabalho nos dá uma ideia do tamanho da ameaça que estamos enfrentando. Em determinadas semanas, a gente vê uma grande variação na presença do vírus em diversas regiões da Capital”, diz.

Xavier destaca que as regiões com alta no número de casos durante a semana epidemiológica 49 foram: Meireles, Praia do Futuro I e II, a região próxima ao Terminal Marítimo e Cocó.

O pesquisador aleta para a importância de manter os cuidados na prevenção à doença e a adesão à imunização.

“O Ceará ainda tem mais de dois milhões de pessoas que não se vacinaram de forma alguma. Temos que continuar usando a máscara, álcool em gel e evitar as aglomerações”, orienta. 

O professor André Bezerra observa o aumento da presença do vírus na Estação de Pré-condiciamento (EPC).

“Ela fica próxima ao Instituto Médico Legal (IML) e aos Bombeiros, e recebe aproximadamente 60% da cobertura de Fortaleza, o que, em termos de população, é o equivalente a 1 milhão de habitantes que acabam enviando seus esgotos para lá”, mensura. 

“O crescimento demonstra que as concentrações virais no esgoto vêm aumentando por muitas pessoas serem portadoras do vírus e assintomáticas. Por isso, muitas vezes, não chegam aos hospitais, mas carregam consigo o vírus e estão circulando livremente pela Cidade", enfatiza. 

André acrescenta ser necessário analisar conjuntamente os dados da Covid-19, com base no esgoto e números ligados às internações e quantas delas resultam em envios de pacientes para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 

Falta de recursos ameaça monitoramento 

A Rede Monitoramento Covid Esgotos foi criada com intuito de ampliar a disponibilidade de informações para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 por meio do monitoramento do SARS CoV-2 nos esgotos. A pesquisa teve recursos garantidos para 12 meses de monitoramento, que encerram em janeiro deste ano.

O projeto é financiado pela ANA, coordenado pela UFC e tem apoio institucional da Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cagece).  

Porém, segundo o professor André Bezerra, um corte de cerca de R$ 1 bilhão da verba dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) pode inviabilizar a pesquisa. 

>> Veja os boletins anteriores 

"Na calada da noite, o ministro Paulo Guedes contingenciou esse recurso, que estava certo de uma parcela que faltava, relativa a um corte de 30% no início do projeto", aponta. 

"Devido a isso, não temos mais recursos para pagamento de bolsistas. Essas análises são bastante caras. Não conseguiremos dar continuidade sem esse apoio financeiro, mas estamos tentando continuar a pesquisa com outras frentes. Mas, se não houver aportes, as coletas encerram em 31 de janeiro", explica 

Telegram

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.