Ceará amanhece sob chuva em todas as regiões do Estado
Na Capital, as chuvas começaram desde cedo
O Ceará registrou chuvas em pelo menos 91 municípios entre as 7h do sábado (1º) e as 7h deste domingo (2). Segundo a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para até amanhã (3), o início deste ano deve seguir com condições favoráveis às chuvas em todas as regiões do Estado.
Em Fortaleza, chove desde cedo. Imagens das precipitações foram registradas e compartilhadas nas redes sociais.
Também houve registro de casas alagadas na Sapiranga e na Lagoinha. A Defesa Civil municipal registrou quatro ocorrências entre a noite de sábado e as 11h deste domingo. Uma de risco de alagamento, uma de risco de desabamento e uma solicitação de lonas para uma residência com goteira. A quarta foi encaminhada para a Enel, pois um gerador de energia sofreu uma pane. O órgão, contudo, não informou os locais.
A previsão da Funceme é de que, no litoral, os maiores acumulados de chuva sejam registrados na madrugada entre hoje e amanhã.
Maiores volumes registrados
Conforme o Calendário das Chuvas, até as 11h50 deste domingo os maiores acumulados foram registrados nas regiões do Cariri e do Litoral Norte. Os municípios com maiores registros foram:
- Lavras da Mangabeira: 115 mm
- Jijoca de Jericoacoara: 91 mm
- Iguatu: 89 mm
- Limoeiro do Norte: 81,6 mm
- Itapiúna: 63 mm
- Cedro: 61 mm
- Carius: 60 mm
- Umari: 58 mm
- Santa Quitéria: 55 mm
- Várzea Alegre: 54 mm
Os dados são parciais e podem sofrer alterações ao longo do dia, segundo a Funceme.
Enxurrada em Jericoacoara
A vila de Jericoacoara, um dos principais destinos turísticos do Litoral Norte, por exemplo, amanheceu sob chuva intensa. Em vídeo compartilhado no WhatsApp, é possível ver a água invadindo o centro da vila, cujo chão é de terra batida. Confira:
Previsão para o Ceará
A Funceme prevê ainda que, neste domingo, o céu deve variar entre nublado e parcialmente nublado com precipitações em todas as regiões, principalmente de manhã e à noite, com chuvas mais intensas nas macrorregiões do Cariri, sul do Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba.
Neste sábado, primeiro dia do ano, choveu em pelo menos 90 municípios, especialmente no Sertão dos Inhamuns e no Cariri.