Amamentação na primeira hora de vida ajuda no desenvolvimento das crianças, aponta estudo

Foi verificado ainda o efeito “catch up”, que acontece quando crianças de baixo peso ou prematuras conseguem se recuperar de forma saudável, com os estímulos corretos, além da amamentação logo após o nascimento

Escrito por Redação ,
foto amamentação
Legenda: O trabalho defende que a amamentação na primeira hora de nascimento é essencial para aproximar a mãe do filho e estimular uma conexão emocional
Foto: Banco de imagens

Uma pesquisa realizada em parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Escola de Saúde Pública de Harvard e o Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) comprovou que amamentar o bebê nos primeiros 60 minutos de vida, traz bons resultados durante o desenvolvimento a longo prazo. O estudo foi publicado na BMC Pediatric e financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). 

O trabalho vem sendo desenvolvido oficialmente desde 2017 e defende que a amamentação na primeira hora de nascimento é essencial para aproximar a mãe do filho e estimular uma conexão emocional. Outro benefício é a presença de anticorpos no leite da mãe, disponível somente nesses primeiros 60 minutos, que funcionam como uma espécie de vacina, já que o leite é rico em anticorpos. 

Segundo o professor do curso de Medicina da UFC e um dos responsáveis pela pesquisa, "existe uma justificativa biológica e psicológica. A justificativa biológica é porque a composição do leite materno na primeira hora é diferente e não se repete mais. Outro ponto biológico é que existem neurotransmissores e hormônios atuando naquela primeira hora após o parto, que também não ocorrem em outro momento". E completa:

As justificativas emocionais, é que tanto a mãe, quanto o recém nascido estão sob forte ação e isso cria um vínculo empático muito grande entre os dois, se houver esse contato, que também não se repete mais”
Hermano Rocha
Professor do curso de Medicina da UFC

Efeito “catch up”

Foi verificado ainda o efeito “catch up”, que acontece quando crianças de baixo peso ou prematuras conseguem se recuperar de forma saudável, com os estímulos corretos, além da amamentação logo após o nascimento.

“Nesse nosso trabalho a gente também avalia prematuros, e a gente vê que, já pelo fato de serem prematuros, um déficit, mas que eles podem acompanhar as outras crianças, com o passar do tempo. Eles precisam ainda mais desse estímulo”, destaca. Segundo o especialista, os resultados podem ser vistos a longo prazo, até dois ou três anos depois do parto.

A conclusão dos pesquisadores vai contra um comportamento comum que ainda acontece após os nascimentos, quando o bebê é levado para realizar exames e só depois retorna para ser amamentado. Além disso, nem sempre a mãe pode amamentar por estar sob efeito de sedação após um procedimento cirúrgico.

“Nós identificamos que, quando o parto é cesariano, menos mães têm oportunidade de amamentar na primeira hora”, informa. O ideal é que, caso a mãe queira amamentar logo em seguida ao parto, informe os obstetras com antecedência. 

Veja também

Processo 

Para realizar o trabalho, os pesquisadores analisaram dados da Pesquisa de Saúde Materno-Infantil do Ceará (PESMIC), de 2017, para avaliar a associação entre gravidez, fatores neonatais e desenvolvimento infantil. Foram observadas 3.566 crianças em cinco domínios: comunicação, coordenação motora ampla, coordenação motora fina, resolução de problemas e habilidades pessoais e sociais. As informações foram retiradas do questionário Ages and Stages Questionnaire (ASQ-BR). 

O próximo passo da pesquisa é analisar a necessidade de realizar intervenções e estimulação em crianças que tiveram permanência prolongada em unidades de terapia intensiva neonatal ou incubadora, foram reanimadas, usaram antibióticos ou tiveram infecções após o nascimento. 

“Vamos estimular um grupo a fazer a amamentação na primeira hora e vamos ver o que acontece com as mães quando forem estimuladas, e as que não foram, por conta de quaisquer fatores, o que foi que aconteceu com elas. Vamos acompanhar essas crianças ao longo do tempo e verificar se alguma intervenção que estimule a amamentação, é efetiva e eficiente para melhorar o desenvolvimento infantil”, ressalta Hermano Rocha.

Também são autores do artigo o Prof. Christopher Sudfeld, da Escola de Saúde Pública de Harvard; o Prof. Álvaro Leite, do Departamento de Saúde Materno-Infantil da UFC; os docentes Luciano Correia, Márcia Machado e Sabrina Rocha, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC; e Jocileide Campos e Anamaria Silva, professoras do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados