146 escolas de Fortaleza são reconhecidas pela excelência em desempenho

O reconhecimento se estendeu aos seis Distritos de Educação, que foram homenageados por terem atingido nível desejável de proficiência nas escolas de sua área de abrangência

Escrito por Marcus Peixoto ,

Um total de 146 unidades de ensino recebeu do prefeito Roberto Cláudio, na tarde de hoje, o Prêmio Escola Municipal Excelência e Desempenho. A solenidade, que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, fez o reconhecimento das escolas que atingiram o  nível desejável de proficiência nas escolas de sua área de abrangência. Receberam recursos financeiros as escolas que alfabetizaram, no mínimo, 70% dos alunos; obtiveram proficiência desejável, nível máximo da avaliação; alcançaram 1º, 2º e 3º lugares gerais na rede municipal de ensino; alcançaram 1º, 2º e 3º lugares nos Distritos de Educação, e atingiram a proficiência desejável no 5º ano, nas disciplinas de Português e Matemática. 

O destaque foi para a Escola de Ensino Fundamental Professor Luis Costa, localizada no bairro de Luciano Cavalcante. A diretora Inês Cassiano falou da emoção pela conquista e disse que o mérito não foi apenas da equipe de educadores, mas dos pais e alunos que se comprometeram em elevar o nível de aprendizado dos estudantes. Em 2013, essa unidade chegou a ficar em último lugar em desempenho.

Ao participar da solenidade, o prefeito Roberto Cláudio lembrou que no início da gestão apenas 20 escolas da capital obtiveram esse nível desejável. "Agora, já são 146 e isso é algo que envolveu gestores, professores, servidores e a comunidade. Na verdade, houve o entendimento de que, para uma cidade tão desigual e apartada como Fortaleza, a Educação tem um valor fundamental", disse o prefeito. Ele lembrou que saber ler e escrever na idade certa pode parecer simples, mas é vital no ciclo de aprendizagem.

A cerimônia, que contou com apresentações de quadrilhas, números musicais e da banda de música da Polícia Militar teve, especialmente, a presença  de mais de 4.500 professores, gestores e técnicos das escolas, dos Distritos de Educação e da Secretaria Municipal da Educação (SME), lideranças políticas e secretários municipais.

De acordo com o secretário da Educação, Jaime Cavalcante, os resultados do SPAECE-Alfa e SPAECE são reflexos do trabalho que vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino. “Estamos formando uma nova geração de crianças que aprende a ler e a escrever na idade certa. Essa oportunidade, efetivamente, permitirá que elas construam um futuro melhor”, destacou. O número de escolas que estão no nível mais alto, o desejável, de aprendizagem na alfabetização passou de 20, em 2012, para 30, em 2013, 74, em 2014 e 146, em 2015. Fortaleza também cresceu 12,9 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano do ensino fundamental, aumentando de 131,4 pontos, em 2012, para 136,3, em 2013, 147,3, em 2014 e 160,2, em 2015.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.