A partida deste sábado (29) foi válida pela 3ª rodada
Em jogo eletrizante, o Fortaleza venceu o Fluminense por 4 a 2, neste sábado (29), pela 3ª rodada da Série A de 2023, ampliando a sequência invicta no ano para nove jogos. Na Arena Castelão, conquistou o triunfo com gols de Thiago Galhardo, Hércules e Moisés, duas vezes. Os visitantes fizeram com Alan e John Kennedy.
Com o resultado, tem agora sete pontos - antes, empatou com o Internacional e venceu o Coritiba. Assim, assumiu provisoriamente a liderança do Brasileirão. O próximo compromisso será na próxima quinta-feira (4), às 21h, diante do Estudiantes de Mérida-VEN, às 21h, pela Copa Sul-Americana.
Na Série A, volta a campo na segunda (8), contra o Corinthians, fora de casa, às 20h. O Fluminense, que tem seis pontos e está na vice-liderança, encarao Vasco no sábado (6), às 21h, no Maracanã.
Fortaleza x Fluminense: acompanhe em tempo real
A linha do jogo
0-15m do 1°T | O Fortaleza iniciou a partida com ritmo intenso. Logo no primeiro minuto, Moisés esticou para Calebe, que chutou para defesa de Fábio. Aos 9, a dupla exigiu nova intervenção, com cabeceio de Moisés. Assim, a postura leonina era de marcação e transição, enquanto o Fluminense, com time misto, cadenciou e tentou dominar a posse.
15-30m do 1°T | O Fortaleza seguiu com maior ímpeto. Aos 18, Calebe mandou um foguete para defesa de Fábio. O arqueiro apareceu na sequência para impedir gols de Pochettino em cobrança de falta e em cabeceio de Galhardo. E apesar da brilhante exibição, o Leão abriu o placar aos 28: Moisés chutou para defesa, e Galhardo fez no rebote: 1x0.
30-50m do 1°T | O Fluminense ensaiou reação e acertou a trave com John Kennedy aos 33. O Fortaleza então cedeu a bola e trabalhou no contra-ataque. A estratégia surtiu efeito com um golaço de Moisés aos 35, quando arrancou e chutou forte: 2x0. Aos 40, quase o 3º, impedindo por Fábio, que fez defesa à queima-roupa em finalização de Thiago Galhardo. O Fluminense diminuiu o placar aos 46, em jogada ensaiada, com Alan aproveitando na área: 2x1.
Intervalo
0-15m do 2°T | Na volta do intervalo, Diniz acionou os titulares PH Ganso e Arias no Fluminense. Assim, o desenho do jogo mudou, com o time carioca com o domínio da posse e pressão, enquanto o Fortaleza se fechou no 4-4-2 e tentou o contra-ataque. Em uma das poucas escapadas, Calebe recebeu, e acionou Pochettino, que deixou para Moisés chutar para defesa do goleiro Fábio. Aos 14, o atacante teve nova chance, após lançamento de Bruno Pacheco, e ampliou o placar: 3x1.
15-30m do 2°T | Atrás no placar, Keno e Germán Cano entraram no Fluminense e aumentaram a pressão. Aos 24, John Kennedy recebeu de PH Ganso, fez o pivô em Brítez, girou e diminuiu: 3x2. Vojvoda então usou o banco e colocou Pikachu e Lucas Sasha, reforçando o meio-campo. Aos 26, o Leão desperdiçou grande chance em contra-ataque com Fábio defendendo chute de Guilherme.
30-50m do 2°T | O Fortaleza trabalhou nos espaços deixados pelos visitantes e fez mais um aos 32. Moisés chutou da intermediária para defesa de Fábio, que espalmou para a área. Bem posicionado, Hércules estufou as redes e fez: 4x2. Assim, o Fortaleza cresceu no jogo, dominou as ações e empilhou chances desperdiçadas, principalmente com Guilherme. No fim, com gritos de ‘Olé’ na Arena Castelão, o time de Vojvoda conseguiu uma bela vitória e seguiu invicto no Brasileirão.
Escalações
Fortaleza | Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Zé Welison) e Hércules; Calebe (Lucas Sasha), Tomás Pochettino (Pikachu) e Moisés (Romarinho); Thiago Galhardo (Guilherme). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Fluminense | Fábio; Guga (Keno); Nino, Manoel (Cano) e Alexsander; André, Lima e Pirani (Ganso); Lelê (Isaac), Alan (Arias) e John Kennedy. Técnico: Fernando Diniz.
Fortaleza x Fluminense | Ficha Técnica
Competição: Série A de 2023 - 3ª rodada.
Onde: Arena Castelão.
Quando: 29 de abril, sábado.
Horário: 16h30.
Transmissão: Premiere, Verdinha e em tempo real no Diário do Nordeste.
Árbitro: Raphael Claus (FIFA).
Cartões amarelos: Gabriel Pirani, Keno e John Kennedy (Fluminense).
Gols: Thiago Galhardo aos 28' 1T (1x0), Moisés aos 35' 1T (2x0), Alan aos 46' 2T (2x1), Moisés aos 14' 2T (3x1), John Kennedy aos 24' 2T (3x2) e Hércules aos 32' 2T (4x2).