Chuva entre a madrugada e manhã desta sexta-feira em Fortaleza deixa ruas e avenidas alagadas

Previsão da Funceme é de chuva principalmente pela manhã

Escrito por Gioras Xerez ,
Legenda: Avenida Heráclito Graça alagada. Motorista e moradores tentam retirar um veículo da água
Foto: José Leomar

A chuva em Fortaleza, durante a madrugada e a manhã desta sexta-feira (31), deixou ruas e avenidas alagadas por toda a Capital.

Filas de carros se formaram durante a manhã na descida do viaduto da Avenida Alberto Craveiro, no Bairro Castelão. Na BR-116, o tráfego de veículos ficou intenso e com congestionamentos. Motoristas precisaram dirigir com cuidado, já que a pista ficou com acúmulo de água. 

Na Avenida Desembargador Moreira, próximo a Avenida da Abolição, uma cratera se formou por causa da força das águas das chuvas. O trecho está interditado por causa das obras de drenagem do novo aterro da Praia de Iracema. A força da água arrastou entulhos da obra para a Avenida Abolição.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as precipitações registradas até as 8h30 foram de 29,4 milímetros no Posto da Água Fria.  Os dados serão atualizados no decorrer do dia.

No Aeroporto de Fortaleza, a água da chuva alagou o terminal do equipamento. No fim de semana, rajadas de vento arrancaram parte do teto. Segundo a Fraport, empresa responsável pela administração do equipamento, "os consertos necessários estão sendo realizados". Contudo, o trabalho não foi totalmente concluídos. "Por causa disso, estamos tendo algumas infiltrações no Terminal devido à forte chuva. Esclarecemos que todas as medidas pertinentes estão sendo tomadas e pedimos sinceras desculpas aos nossos passageiros e usuários", informou.

Por meio de nota, a Fraport informou que, a chuva não afeta os voos. "As operações do aeroporto estão acontecendo normalmente, sem restrições para pousos e decolagens". A mesma coisa afirmaram as companhias aéreas Gol, Latam e Azul. No caso da segunda, houve "apenas um atraso no voo Belém-Fortaleza por questões meteorológicas em Altamira (PA)".

Av. Raul Barbosa interditada

Legenda: Av. Raul Barbosa foi interditada após uma cratera abrir
Foto: José Leomar/SVM

Na Avenida Raul Barbosa, no trecho sob o viaduto da Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), uma cratera se abriu e a via foi interditada nos dois sentidos. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) controlam o tráfico nos desvios. 

Na madrugada, os carros ficaram apenas com apenas uma faixa para passar pelo local. Um motorista não conseguiu trafegar e ficou parado na via.

Os alagamentos no trecho trouxeram prejuízos para um motorista. Enquanto ele passava pela via, por volta de 1h da madrugada, o veículo apresentou problemas mecânicos, após passar pelo alagamento que se formou. O trânsito ficou mais lento que o habitual nas Avenidas Bezerra de Menezes, Frei Cirilo, Presidente Costa e Silva, Leste-Oeste e Washington Soares.

A situação é complicada também na Avenida Dom Luís. A via está alagada e o trânsito está congestionado. "Aqui está um caos. Tudo parado e alagado", afirmou a motorista Aurilene Lima de Melo. 

Após as precipitações, a água acumulada na Avenida Heráclito Graça, no Centro, deixou um automóvel, submerso nesta manhã. Outros três veículos e uma caminhonete ficaram também submersos. Moradores tentam levar um dos veículos para um lugar seguro. "Achei que dava para passar. A água subiu rapidamente. Um ônibus jogou água no meu veículo e fez com que a situação piorasse", disse o motorista, o agricultor Francisco Alves de Sousa, que teve o carro coberto pela água.

Legenda: Av Júlio Abreu ficou alagada sob o viaduto da Via Expressa
Foto: Aurilene Melo/VC Repórter

A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para Fortaleza nesta sexta-feira é de chuva principalmente pela manhã.  De acordo com o órgão, a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no leste do Nordeste podem colaborar para precipitações, não só em Fortaleza, como também em todo o Estado. Com maior intensidade na Ibiapaba,  Litoral Norte e do Pecém. Há chances, mas com menor abrangência, nas demais macrorregiões.

Legenda: Av. Raul Barbosa ficou alagada. Um carro teve problemas ao passar por alagamento
Foto: Isaac Macedo/SVM

Legenda: Com a água acumulada na Avenida Heráclito Graça, no Centro, deixou um carro submerso nesta manhã
Foto: Marina Alves

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que a máxima em Fortaleza será de 31ºC e a mínima de 25ºC. A umidade mínima de 65% e máxima de 95%. A intensidade dos ventos é de fraco para moderado. 

Legenda: Precipitações no bairro Mucuripe em Fortaleza
Foto: Vc Repórter

Legenda: A chuva iniciou ainda na madrugada em Fortaleza
Foto: Joel Alcântara/VC Repórter

Legenda: Funceme afirma que a previsão para Fortaleza para esta sexta-feira é de chuva principalmente pela manhã
Foto: Cintia Xerez

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados