O Meta AI, inteligência artificial da Meta, já está disponível no Brasil desde o último dia 9 de outubro. Alguns usuários que tiveram o aplicativo atualizado possuem acesso à nova funcionalidade, que está sendo liberada gradativamente no país.
Internautas têm utilizado a função em interações nas redes sociais da empresa — WhatsApp, Messenger, Instagram e Facebook. No entanto, relatos sobre os erros da plataforma têm sido comuns.
Nas redes sociais, usuários registraram o Meta AI tendo dificuldade com cálculos matemáticos simples e fornecendo informações incorretas sobre famosos. A inteligência artificial disse que o bordão "Calma, Calabreso" foi criado pela atriz e humorista Tatá Werneck, o que não é verdade. A expressão foi criada pelo ator e humorista Toninho Tornado e se popularizou durante a participação de Davi Brito BBB 24.
O erro na criação de imagens também foi alvo de crítica dos usuários. Se pedir para a ferramenta gerar uma "imagem do Homem-Aranha plantando bananeira", ela não mostrará o super-herói de cabeça para baixo, levando o pedido para o sentido literal.
Veja algumas interações com o Meta AI
Com a premissa de gerar respostas instantaneamente, a IA funciona como um assistente para tarefas diárias e permite consultas rápidas, criação de imagens ou recomendações personalizadas. O chatbot aparece na tela principal dos aplicativos da Meta.
A proposta do Meta AI é de facilitar atividades cotidianas, além de melhorar a usabilidade dos aplicativos disponibilizados pela empresa. Dessa forma, conforme o objetivo, o tempo dos usuários é otimizado e as interações são mais eficientes.
No Brasil, a funcionalidade só chegou após ajustes nas políticas de privacidade da empresa comandada por Mark Zuckerberg, já que se tornava necessária uma adequação às exigências da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).