Falhas em apresentação de novos óculos da Meta constrangem Mark Zuckerberg

CEO culpou problemas na conexão Wi-Fi para justificar respostas desencontradas dos novos recursos de IA

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 19:16)
Mark Zuckerberg, dono da Meta, coloca o novo óculos com tecnologia IA durante apresentação cheia de falhas na Califórnia
Legenda: Zuckerberg atribuiu o problema à conexão Wi-Fi, arrancando risadas da plateia.
Foto: Nic Coury / AFP

Uma sucessão de falhas ao vivo marcou a apresentação de Mark Zuckerberg durante a Meta Connect 2025, realizada na quarta-feira (17), na Califórnia.

No evento, a empresa anunciou três novos produtos: Ray-Ban Meta 2, Ray-Ban Display e Oakley Meta Vanguard

Porém, as tentativas de demonstrar os óculos inteligentes resultaram em momentos constrangedores, com recursos de inteligência artificial que não funcionaram como esperado.

Veja também

Sucessão de falhas

Mark Zuckerberg, dono da Meta, pega o óculos com tecnologia IA e, andando pelo palco, o coloca no rosto antes das falhas acontecerem.
Legenda: Durante o Meta Connect 2025 a empresa anunciou três novos produtos: Ray-Ban Meta 2, Ray-Ban Display e Oakley Meta Vanguard.
Foto: Reprodução

A primeira demonstração envolveu o recurso Live IA aplicado à culinária, com a participação do chef Jack Mancuso. A proposta era de que os óculos auxiliassem no preparo de um molho.

No entanto, o dispositivo não conseguiu identificar os ingredientes disponíveis e repetiu comandos sem sentido, deixando o cozinheiro sem instruções adequadas.

“O que faço primeiro?” — perguntou Mancuso, sem obter resposta. A IA respondeu como se os passos iniciais já tivessem sido concluídos, o que não havia ocorrido.

Visivelmente desconfortável, Zuckerberg atribuiu o problema à conexão Wi-Fi, arrancando risadas da plateia. “A ironia é que você passa anos desenvolvendo tecnologia e, no dia da verdade, é o Wi-Fi que te derruba”, disse ele.

Na sequência, a tentativa de apresentar o Meta Ray-Ban Display também falhou. Zuckerberg não conseguiu atender a uma videochamada no WhatsApp, feita por Andrew Bosworth, gerente de tecnologia da Meta.

“Isso é tão ruim. Eu não sei o que aconteceu. Talvez você tenha que me ligar de novo". Para encerrar, o CEO chamou o DJ Diplo para uma corrida com os novos Oakley Meta Vanguard. Antes de iniciar, ironizou os problemas anteriores:

“Agora, uma última demonstração ao vivo. Eu não aprendo, eu não aprendo". A transmissão, porém, mostrou apenas os dois correndo com os óculos, sem destacar funcionalidades específicas como câmera ou gravação.

Veja a participação do chef Jack Mancuso

Chegada ao Brasil

Imagem oficial da Meta mostrando o modelo de óculos da marca Ray-Ban Meta 2 em cor preta. Apresentação do produto sofreu falhas
Legenda: Meta confirmou que o Ray-Ban Meta de 2ª geração chegará ao Brasil pela primeira vez.
Foto: Divulgação / Meta

Apesar dos tropeços, a Meta confirmou que o Ray-Ban Meta de 2ª geração chegará ao Brasil pela primeira vez, ainda sem preço oficial.

Nos Estados Unidos, o modelo custa US$ 379 (cerca de R$ 2 mil). No Brasil, interessados poderão se inscrever no site da Ray-Ban para receber informações quando o produto estiver disponível.

Entre as melhorias estão uma bateria com duração de até oito horas e uma câmera capaz de gravar vídeos em 3K Ultra HD.

Assuntos Relacionados
1 2 3