Último acidente de avião comercial no Brasil aconteceu em 2011 em Recife; relembre caso

Em 2011, um avião de pequeno porte da NOAR explodiu após uma tentativa de pouso de emergência em um terreno próximo à praia de Boa Viagem

Escrito por Redação ,
Avião da NOAR, companhia que encerrou atividades em 2014
Legenda: NOAR realizava voos em cidades como Maceió, Natal e Mossoró
Foto: divulgação/Rafael Nunes/WikiMedia

A tragédia com o voo 2283 da Voepass é a primeira envolvendo a aviação comercial regular brasileira em cerca de 13 anos. O último acidente havia ocorrido em 2011, quando uma aeronave de pequeno porte operada pela No Ar Linhas Aéreas explodiu após uma tentativa de pouso forçado próximo à Praia de Boa Viagem, no Recife.

No acidente da Voepass, ocorrido na última sexta-feira (9), uma aeronave ATR 72-500, prefixo PS-VPB, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. O voo saiu de Cascavel, no Paraná, e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos (SP), mas caiu em Vinhedo (SP).

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Já em 2011, o bimotor da empresa NOAR Linhas Aéreas partiu do Recife com destino a Mossoró, com escala em Natal, mas um pouso forçado foi tentado pelo piloto em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, no Recife.

As informações da Força Aérea Brasileira (FAB) apontam que o piloto informou à torre de controle que estava em emergência, no que seguiu o pouso forçado logo depois. Testemunhas informaram na época que a aeronave explodiu após o pouso, deixando 16 pessoas mortas.

Segundo o engenheiro aeronáutico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e colunista do Diário do Nordeste, Igor Pires, a companhia NOAR fazia operações regionais na época. Baseada em Salvador, ela era um grupo empresarial de Caruaru.

"Ela operava com a aeronave Slet, LET (modelo L-410), da República Tcheca, e logo após a decolagem houve um problema no motor, o motor número 1, motor esquerdo, com um despaletamento de um compressor da parte de dentro do motor, o que ocasionou em perda de potência e consequentemente perda de aeronavegabilidade. O piloto até tentou retornar para o aeroporto de Recife, mas ele caiu perto da praia de Boa Viagem tentando fazer essa manobra", explicou o engenheiro aeronáutico.

A companhia realizava cinco voos diários para Maceió (AL), Natal (RN) e Mossoró (RN), com Recife como aeroporto de distribuição. Duas aeronaves eram utilizadas na época.

Ao todo, 70 voos semanais eram operadas pela NOAR, que havia fechado, em setembro de 2010, uma aliança com a Gol Linhas Aéreas. A compahia perdeu a licença de operação no dia 26 de novembro de 2014. 

Acidente da TAM

Anteriormente, diversos portais nacionais divulgaram que o último acidente comercial no Brasil havia ocorrido em 2007.

No ano em questão, o caso envolveu o voo da Latam, no dia 17 de julho daquele ano, com um A320 de matrícula PP-MBK. A aeronave havia decolado às 17h19, saindo do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), com destino ao Aeroporto de Congonhas (SP).

Legenda: Acidente de 2007 com o voo da Latam, no dia 17 de julho daquele ano, envolveu um A320 de matrícula PP-MBK. A aeronave havia decolado às 17h19, saindo do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), com destino ao Aeroporto de Congonhas (SP)
Foto: Roberto SETTON/AFP

Pouco antes das 19h, a aeronave teve um problema no pouso e bateu em um prédio da TAM Express. Estavam na aeronave 187 pessoas, sendo 181 passageiros (dois eram crianças de colo) e seis tripulantes em serviço.

Em 2006, um Boeing 737 da Gol que havia decolado de Manaus (AM) caiu em Mato Grosso após ser atingido por um jato Legacy, matando 154 pessoas. O avião tinha Brasília como destino.

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