Enem 2022: Redação tem como tema 'valorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil'

Tema foi anunciado pelo ministro da Educação no início da tarde deste domingo (13)

Escrito por Redação ,
prova do enem
Legenda: Primeiro dia do exame ocorre neste domingo (13)
Foto: Shutterstock

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 é "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". A redação é parte da prova aplicada no primeiro dia de exame, realizado neste domingo (13). A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, nas redes sociais da pasta.

O tema proposto para a redação deste ano é o mesmo para quem faz o Enem Digital. A prova teve início às 13h30 e todos os candidatos pelo país terão até as 19h para terminar o exame.

Legenda: Tema da redação foi divulgado pelo ministro da Educação
Foto: reprodução/Twitter

Enem e povos tradicionais

"Interessante lembrar que esse recorte compreende alguns eixos temáticos como cidadania, direitos humanos e meio ambiente", situa o professor de redação do Colégio Ari de Sá, Bruno Cruz. 

"Esses indivíduos e grupos têm contato direto com o meio ambiente e a sustentabilidade. É uma pauta, de fato, necessária. São grupos com relação associada aos recursos naturais e como eles cuidam destes recursos", aponta o especialista.

A redação, assim, possibilita a reflexão sobre a visão estereotipada, a imagem depreciativa dada a estes povos. E como atender as demandas destes brasileiros contribui à construção de bem-estar e uma sociedade mais igualitária. Para Bruno Cruz, a prova exige atenção quanto a estes pontos.

À construção do texto, o professor sugere a leitura de autores como Ailton Krenak e Darcy Ribeiro. "Estes povos possuem direitos garantidos na carta magna, mas que não garantidos completamente. Os alunos podem problematizar as políticas públicas do estado, o engajamento maior quanto a essas garantias. O fator de solução", descreve. 

A redação do Enem 2022 volta a incluir este assunto no exame. "O grande diferencial desse ano é que ela insere essa ideia de grupos que são marginalizados, traz a discussão com o meio ambiente, eixo que há um bom tempo o Enem não trabalhava. Esse é o diferencial, voltar os olhos ao debate", acrescenta.

Prova no Brasil

Ao todo, segundo informações do Ministério da Educação, cerca de 3,4 milhões de candidatos estavam aptos a realizar o exame em mais 1,7 mil municípios neste domingo.

No primeiro dia de prova, serão respondidas questões objetivas de linguagens e ciências humanas, além da prova subjetiva de redação.

 

Assuntos Relacionados