Terceiro avião com brasileiros decola de Israel; aeronava pousa em Recife e em São Paulo
Esse é o terceiro vôo trazendo brasileiros que pediram para ser repatriados por conta da guerra
O terceiro voo trazendo brasileiros que estava em Israel partiu de Tel Aviv no final da manhã desta quinta-feira (12). Esta é a menor das três aeronaves utilizadas até agora para resgatar cidadãos que pediram a repatriação ao governo brasileiro. No total, 70 passageiros estão sendo trazidos de volta, sendo uma criança de colo.
Eles devem chegar ao Brasil na madrugada desta sexta-feira (13). Primeiro, cinco desembarcam em Recife, onde será feita uma escala técnica. O restante dos brasileiros desembarca no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo — com previsão de chegada às 15 horas.
Segundo o Itamaraty, estão previstos, pelo menos, mais dois voos saindo de Israel para repatriar brasileiros que estão no país até o próximo domingo (15).
Veja também
Outros dois voos chegaram ao Brasil na quarta e nesta quinta-feira, repatriando 425 brasileiros que estavam na região do conflito. A maioria deles era de turistas que visitavam Tel Aviv ou Jerusalém.
O governo brasileiro negocia ainda a retirada de 20 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Como as fronteiras deste território estão fechadas, a evacuação será por terra, através da fronteira com o Egito. No entanto, os frequentes bombardeios de Israel na região têm dificultado a viabilidade da operação de repatriação.
Qual o significado de repatriado?
Repatriados são todas as pessoas que retornaram à pátric por vontade própria ou até mesmo por obrigação, quando não podem custear as próprias despesas para isso.
Para tal, o governo solicita o preenchimento de uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), um documento de viagem concedido pelas Repartições Consulares brasileiras a nacionais brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil.
Para solicitar ajuda em território brasileiro, é preciso entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) ou outra unidade consular do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.
Já no exterior, deve-se procurar o Consulado ou a Embaixada do Brasil mais próxima, onde serão feitos os trâmites para o retorno.