Reino Unido convoca G7 para discutir situação no Afeganistão

O governo britânico defende ante os Estados Unidos que se prolongue as operações de retirada em Cabul

Escrito por AFP ,
Talibã
Legenda: Talibã advertiu que se os Estados Unidos e seus aliados decidirem adiarem a saída do país, podem sofrer "consequências"
Foto: AFP

Os líderes do G7 analisarão a situação no Afeganistão durante uma reunião virtual na terça-feira (24), anunciou neste domingo (22) o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, uma semana depois do retorno do Talibã ao poder

Veja também

"É crucial que a comunidade internacional trabalhe em conjunto para garantir evacuações seguras, prevenir uma crise humanitária e ajudar o povo afegão a proteger os avanços dos últimos 20 anos", tuitou. 

O Reino Unido ocupa atualmente a presidência do "grupo dos 7", que reúne também Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Japão. O primeiro-ministro britânico foi pressionado por uma semana para convocar este encontro. 

Estados Unidos e seus aliados estão sendo criticados pela gestão da crise, especialmente pelo caos no aeroporto de Cabul, com milhares de afegãos aterrorizados que tentam fugir. 

Veja também

Em uma reunião virtual na quinta-feira (19), os ministros das Relações Exteriores do G7 pediram os talibãs para garantir "a livre passagem de estrangeiros e afegãos" que desejem abandonar o país. 

Ampliação das operações 

Na cúpula virtual, o governo britânico defenderá ante os Estados Unidos que se prolongue as operações de retirada em Cabul, para além da data-limite de 31 de agosto, informou o governo nesta segunda (23). 

Veja também

"Se é possível convencer os Estados Unidos a ficarem, ou não, é uma questão que caberá ao primeiro-ministro (Boris Johnson) amanhã na reunião do G7", afirmou o secretário de Estado das Forças Armadas, James Heappey, em entrevista ao canal Sky News, referindo-se a uma ampliação do acordo de retirada. 

"Os talibãs terão que escolher: podem tentar se comprometer com a comunidade internacional e mostrar que querem fazer parte do sistema internacional", declarou, "ou podem dar a volta e dizer que não há oportunidade para uma prorrogação".  

Veja também

Desde que os talibãs assumiram o poder em meados de agosto, milhares de famílias se aglomeraram no Aeroporto Internacional de Cabul e seus arredores, na tentativa de deixar o país antes de 31 de agosto. Esta foi a data estabelecida pelo governo americano para a retirada definitiva de suas forças do Afeganistão. 

Diante do caos das retiradas e sob pressão de seus aliados, o presidente dos EUA, Joe Biden, abriu a porta para manter os soldados no terreno após esse prazo.  

O Exército britânico afirmou na noite de domingo ter retirado 5.725 pessoas do Afeganistão desde 13 de agosto, incluindo 3.100 afegãos, e garantiu que a operação vai continuar "enquanto a situação de segurança permitir". Não foi anunciada uma data para o último voo. 

Talibã faz advertência 

Estados Unidos e seus aliados se expõem a "consequências" caso adiem a saída do Afeganistão, prevista para 31 de agosto, para continuar com as operações de retirada em Cabul, advertiu nesta segunda-feira um porta-voz talibã ao canal britânico Sky News.  

"Se Estados Unidos ou Reino Unido solicitarem mais tempo para continuar com as retiradas, a resposta é não. Ou haveria consequências", declarou Suhail Shaheen, depois que o presidente americano Joe Biden, pressionado por seus aliados, abriu a possibilidade de manter as tropas no país além de 31 de agosto.