
O aeroporto de Heathrow, em Londres, anunciou que começará a retomar os voos ainda nesta sexta-feira (21). A previsão é de que a operação completa seja restabelecida já no sábado (22). Sendo o maior aeroporto da Europa, o corte de energia elétrica no local causou interrupções no tráfego aéreo mundial.
Em informações iniciais, havia declarado que as operações permaneceriam interrompidas o dia todo. O fechamento havia ocorrido devido a um corte de energia elétrica causado por um incêndio em uma subestação próxima.
"Temos o prazer de dizer que agora podemos iniciar alguns voos de maneira segura ainda hoje", disse um porta-voz do aeroporto em um comunicado, esperando uma retomada "completa amanhã", sábado, embora tenha acrescentado que "voltar a um funcionamento total e seguro leva tempo".
As autoridades destacaram que as primeiras operações prioritárias serão para a repatriação de passageiros que foram desviados para outros aeroportos na Europa.
Veja também
Aeroporto de Londres

Heathrow, que conecta 80 países e realiza 1.300 decolagens e pousos diários, atende cerca de 230 mil passageiros por dia, o que torna a situação ainda mais crítica. O incêndio ocorreu às 23h23 de quinta-feira (20) em uma subestação elétrica em Hayes, no oeste de Londres, que fornece energia para o aeroporto.
O fogo atingiu um transformador que continha 25 mil litros de óleo refrigerante e causou um grande risco devido à presença de equipamentos de alta tensão, segundo os bombeiros.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.