Rússia aceita acordo de cessar-fogo e interrompe ataque contra sistema elétrico da Ucrânia por 30 dias

Declaração foi dada durante ligação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Escrito por
(Atualizado às 19:34)
Vladimir Putin, presidente da Rússia
Legenda: Vladimir Putin aceita acordo de cessar-fogo
Foto: Shutterstock

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aceitou a proposta de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, de interromper por 30 dias os ataques às infraestruturas energéticas na Ucrânia, caso Kiev faça o mesmo. A declaração foi dada pelo Kremlin durante uma ligação realizada entre ambos os presidentes nesta terça-feira (18).

Putin "reagiu positivamente" à iniciativa do presidente americano e "deu imediatamente a ordem correspondente ao exército russo", disse a presidência russa em um comunicado. Ucrânia já havia aceitado o acordo de cessar-fogo proposto por Trump, presidente dos EUA.

A Casa Branca detalhou que foi acordado "um cessar-fogo em energia e infraestruturas" na guerra. "As negociações começarão imediatamente no Oriente Médio", acrescentou no comunicado oficial, citando ainda a "imensa vantagem" econômica e geopolítica de melhorar as relações entre a Rússia e os Estados Unidos.

Veja também

Troca de 175 prisioneiros de guerra

Após o anúncio do cessar-fogo, a Rússia e Ucrânia também trocarão 175 prisioneiros de guerra na quarta-feira (19), conforme o presidente russo, Vladimir Putin. A informação foi compartilhada em uma conversa telefônica com Donald Trump. 

"Vladimir Putin disse que no dia 19 de março as partes russa e ucraniana trocarão prisioneiros, 175 pessoas por 175", disse o Kremlin em um comunicado.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.