Caramujos gigantes viram alvo de alerta de autoridades dos EUA: 'não toque nem coma'

Caramujos-gigantes-africanos foram encontrados em grande número na Flórida

Escrito por Redação ,
Legenda: Mais de 1,4 mil caracóis mortos e vivos foram capturados
Foto: AFP

Os caramujos-gigantes-africanos viraram alvo de um alerta das autoridades dos EUA informando que eles são "um dos caracóis mais nocivos do mundo e um risco potencial para a saúde humana". Enquanto isso, as autoridades seguem em busca dessas espécies invasoras.

"Eles são perigosos para a nossa saúde porque carregam parasitas (Angiostrongylus cantonensis) que causam meningite em humanos", comentou a comissária de Agricultura da Flórida, Nikki Fried. Segundo ela, estes animais consomem 500 plantas diferentes, representando ameaça aos espaços agrícolas e naturais. 

Veja também

Capturas

Na Flórida, cães farejadores e ao menos 30 funcionários vasculharam jardins na tentativa de erradicar essas espécies. 

Ao todo, mais de 1,4 mil caracóis mortos e vivos foram capturados no condado de Pasco. A preocupação está no fato de que eles se reproduzem rapidamente, colocando até 2 mil ovos por ano.

O risco para os seres humanos está no fato de que eles hospedam vermes pulmonares de ratos que, caso sejam ingeridos por humanos, podem chegar ao cérebro, causando meningite.

"Se acidentalmente entrarem em seres humanos, esses parasitas podem se perder e acabar em lugares nos quais podem causar muitos danos, como dentro dos globos oculares ou mesmo no cérebro", diz William Kern, professor do Departamento de Entomologia e Nematologia da Universidade da Flórida (EUA).

Assuntos Relacionados