Condomínio de luxo em Ilhéus fica alagado e moradora pede resgate pelas redes sociais; vídeo
Moradores foram resgatados por helicóptero e moto aquática
Moradores de um condomínio de luxo que ficou totalmente alagado em Ilhéus, após as fortes registradas na Bahia, precisaram ser resgatados nesse domingo (26) por helicóptero e moto aquática.
Veja também
Julia Netto, 28, um das inquilinas, chegou a pedir socorro nas redes sociais após o térreo do imóvel onde mora com a filha e o marido ficar inundado.
"Nossa situação é desesperadora. A correnteza está muito forte. Precisamos de alguém com um barco, lancha, o que tiver, urgente. Não tem como mais passar tempo aqui. Estou desesperada. Precisamos de ajuda. Pelo amor de Deus, ajuda", disse a jovem.
Cerca de sete horas depois do post, Julia voltou no perfil e relatou que ela e os familiares foram resgatados por um jet ski. Ela disse ainda que chegou a cair do transporte, mas conseguiu voltar porque se segurou em um poste de iluminação.
Abandono
Outra vítima resgatada foi a professora universitária Vivian Corneti. Ela, o filho de um ano, a mãe de 70 anos e dois idosos foram socorridos no helicóptero da Polícia Federal e levados ao estádio de Itabuna.
Ainda chovia quando o grupo foi deixado no local, o que ela considera como um "filme de terror".
“Quando a gente chegou no estádio, foi aí que o filme de terror começou, porque era um estádio enorme, abandonado, escuro. Já era noite, já era por volta das 19h quando a gente chegou lá, tudo escuro e a gente não tinha como sair”, relatou a professora ao G1.
Vivian pediu ajuda à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e PRF, mas afirmou que eles só saíram do estádio depois de uma hora quando amigos chegaram e arrombaram a porta. "Foi horrível, queria apagar esse episódio da minha cabeça".
Caos na Bahia
As chuvas registradas no Sul da Bahia, sobretudo, deixaram até a noite desse domingo (26), 16.001 desabrigados, 19.580 desalojados, 18 mortos, 286 feridos e dois desaparecidos. Ao todo, as precipitações afetam 430.869 pessoas. O balanço é do governador Rui Costa.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas na Bahia foram causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), formada por uma faixa de nuvens da região Sul da Amazônia à Área Central do Atlântico Sul.