Golpe do consórcio premiado: gerente e oito funcionários de empresa são presos em Fortaleza

Além das capturas, 12 celulares, documentos e contratos também foram apreendidos pelos investigadores

Escrito por Redação ,
Polícia Civil
Legenda: As nove pessoas foram autuadas em flagrante pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa
Foto: Divulgação/Polícia Civil

O gerente e oito funcionários de uma empresa localizada no bairro Aldeota, em Fortaleza, foram presos suspeitos de aplicar o golpe do falso consórcio premiado. Além das capturas, 12 celulares, documentos e contratos também foram apreendidos pelos investigadores, nessa segunda-feira (27).

De acordo com a Polícia Civil, a Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) estava apurando uma denúncia acerca de uma vítima que teria adquirido uma carta contemplada do estabelecimento comercial, que já era alvo das apurações.

Veja também

Ao se deslocar para o endereço citado, na Aldeota, os policiais civis foram recebidos pelos supostos funcionários, além de algumas outras possíveis vítimas que aguardavam atendimento.

Também segundo os policiais civis, o grupo era dividido em gerente, recepcionistas e vendedores, e aplicava o golpe da seguinte maneira: eles atraíam os clientes pelas redes sociais e os induziam a realizarem o consórcio com a promessa de que receberiam o bem, um veículo, após o depósito de 10% do valor do transporte em no máximo sete dias.

Por causa da agilidade do processo e o valor abaixo do mercado, as vítimas acreditavam que, de fato, receberiam em menos tempo e valor o veículo que almejavam.

Autuações em flagrante

Diante do que foi colhido, e com base no que foi encontrado no local, as nove pessoas foram conduzidas à sede da DDF. Aparelhos celulares, documentos e maquinetas de cartões também foram apreendidos.

Na especializada, as nove pessoas foram autuadas em flagrante pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A Polícia Civil segue investigando o grupo com objetivo de identificar outros partícipes, bem como outras vítimas.

Os alvos foram identificados como:

  • Antônio de Sousa Oliveira Júnior, de 22 anos, natural do Belém e que, segundo as apurações, é apontado como chefe do grupo criminoso;
  • Francilene Porfilio Alves, de 19 anos;
  • Francisco Iago de Abreu Araújo, de 20 anos;
  • João Gustavo Costa Daldegan, de 19 anos;
  • Matheus Felipe Amorim dos Reis, de 23 anos, natural do Pará;
  • Pedro Arthur Ribeiro de Sousa, de 20 anos;
  • Sabrina Oliveira Nascimento da Silva, de 22 anos, também natural de Belém;
  • Tauane Ferreira de Andrade, 19 anos; e
  • Weslania Maria dos Santos Sousa, de 19 anos.

Todos eles sem antecedentes criminais.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados