Sinal da TV Diário chega ao Cariri

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Crato (Sucursal) — O sinal da TV Diário está chegando ao Cariri, em VHF, isto é, através das antenas convencionais no canal 4 que antes era ocupado pela Televisão Verdes Mares. Antes o sinal era captado somente pelas parabólicas. Para isso, foi instalado um transmissor na colina do Horto em Juazeiro do Norte, com potência para dois quilowatts, que está cobrindo as principais cidades do Cariri: Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha. Há informações de que o sinal da TV Diário está chegando também em Brejo Santo, a 100 quilômetros de distância do transmissor.

Enquanto isso, a Televisão Verdes Mares, que ocupava o canal 4, está sendo captada agora no canal 9, que era utilizado pela Rede Vida de Televisão, que ficará fora do ar por alguns dias, enquanto está sendo regularizada a documentação junto à Agência Nacional de Telecomunicações, ANATEL.

A mudança no sistema de transmissão para o Cariri faz parte de um amplo projeto que tem como objetivo a instalação da TV Cariri, pertencente ao Sistema Verdes Mares do Grupo Edson Queiroz, que venceu a licitação para a instalação de um canal de televisão no Cariri. A nova TV, a primeira geradora de imagem da região, vai transmitir a programação da Rede Globo e gerar programas locais.

O prédio onde funcionará a emissora de TV está localizado à margem da Avenida Padre Cícero, entre Crato e Juazeiro, a poucos metros da divisa entre as duas cidades.

O jornalista Edilmar Norões, diretor da Televisão Verdes Mares e filho da região, lembra a importância do empreendimento como instrumento de promoção, valorização e, principalmente, integração do Cariri com a capital do Estado. Edilmar Norões acrescenta que, “mesmo tendo vencido a licitação para utilização do canal que antes era ocupado pela Rede Vida de Juazeiro do Norte, o Sistema Verdes Mares, em respeito ao sentimento religioso do povo da região, assumiu a responsabilidade de conseguir junto ao Ministério das Comunicações, o canal 15 para a instalação da Rede Vida em Juazeiro ao mesmo tempo em que comprou, com recursos próprios, todo o equipamento para o sistema de transmissão. A entrada em funcionamento está na dependência somente da apresentação da documentação por parte de uma Fundação da Congregação dos Padres Salesianos de Juazeiro do Norte que, a partir de agora, vai administrar, em nome da diocese do Crato, o canal 15”.

O investimento feito pelo Grupo Edson Queiroz para manter o canal da Rede Vida em funcionamento gira em torno de R$ 30 mil. Os entendimentos para a troca de canais e instalação do novo sistema de retransmissão envolveram técnicos, assessores jurídicos e diretores do Sistema Verdes Mares, dentre os quais , o jornalista Edilmar Norões e o engenheiro Pedro Virgínio que estiveram no Cariri, acompanhando a frente das negociações . “A orientação é no sentido de trabalharmos em parceria pelo desenvolvimento e integração do Cariri”, destacou o jornalista Edilmar Norões , acrescentando que, para isso, foram mantidos contatos com o vigário de Juazeiro do Norte, padre Murilo de Sá Barreto, o bispo da diocese, dom Fernando Panico, o prefeito Carlos Cruz , bem como a congregação dos salesianos. No final de semana, Edilmar Norões voltou ao Cariri para agradecer o empenho de todos neste esforço de ampliação do projeto de comunicação do Cariri. Para o prefeito Carlos Cruz, a entrada dos sinais da TV Diário no Cariri é uma grande conquista para a região .

“O Cariri vai ter mais espaço na programação de uma TV com a cara do Ceará identificada com os nossos valores”, comentou o prefeito, que garantiu, por outro lado, todo o apoio, inclusive a cessão do terreno onde está localizada a antena para a retransmissão da Rede Vida, que agora regularizada e com um melhor sinal será integrada oficialmente da Rede Vida.

Para o bispo diocesano , dom Fernando Panico, o canal da Rede Vida é um régio presente do Sistema Verdes Mares que vai contribuir para o trabalho pastoral da Diocese e, especificamente, de Juazeiro do Norte, que é o maior centro de romarias do Nordeste.