Com 106 mm, Paracuru registra a maior chuva da cidade no ano; Fortaleza tem manhã chuvosa

No bairro Aerolândia na capital a água invadiu algumas residências. Previsão da Funceme para Fortaleza nesta segunda-feira pela manhã, é de céu nublado com eventos de chuva

Legenda: Rua alagada no bairro Aerolândia em Fortaleza
Foto: Fabiane de Paula

Choveu em mais de 40 municípios cearenses entre as 7 horas deste domingo e 7 horas de hoje (1º), segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) extraídos às 9h40.  Conforme o órgão, o Litoral Oeste e a região Central concentraram os maiores volumes do intervalo.

O município de Paracuru, no Litoral Oeste, registrou sua maior chuva no ano. A quantidade observada no posto Jardim do Meio foi de 106 milímetros. Houve precipitação também em Caucaia com 72,8 milímetros.

Fortaleza

Além de intensificar o trânsito, a chuva que atingiu Fortaleza na manhã de hoje formou vários pontos de alagamento em importantes vias da cidade, como Avenida Eduardo Girão e Avenida Pessoa Anta, próximo ao Mercado Central.

Na Aerolândia, a chuva provocou alagamento de ruas e o escoamento da água para dentro de residências. Vários moradores tiveram que retirar a água de dentro das casas. Na capital cearense, o posto de Água Fria marcou 43,6 milímetros.

A força dos ventos e da chuva ainda ocasionaram a queda de uma árvore e impediu a passagem de veículos entre as ruas Tomás Acioli com Osvaldo Cruz, no bairro Dionísio Torres.

A previsão da Funceme para Fortaleza nesta segunda-feira pela manhã, é de céu nublado com eventos de chuva. À tarde e à noite, nebulosidade variável com chuva isolada.

Chuva na faixa litorânea

Segunda-feira (6):

  • Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, no Sertão Central e Inhamuns, na Ibiapaba e na região Jaguaribana.

Terça-feira (7):

  • Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.

Quarta-feira (8):

  • Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea.

Dez maiores chuvas por posto no dia:

  1. Paracuru (Posto: Jardim Do Meio) : 106.0 mm
  2. Caucaia (Posto: Caucaia) : 72.8 mm
  3. Paracuru (Posto: Paracuru) : 70.9 mm
  4. Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 43.6 mm
  5. São Gonçalo Do Amarante (Posto: Sede) : 38.0 mm
  6. Iracema (Posto: Ac.santo Antonio Bastioes) : 38.0 mm
  7. Santa Quitéria (Posto: Raimundo Martins) : 36.6 mm
  8. Boa Viagem (Posto: Serra Da Guia) : 35.0 mm
  9. Quixeramobim (Posto: Assentamento Novo Canaa) : 34.0 mm
  10. Quixeramobim (Posto: Belem) : 32.0 mm

Legenda: Cidade de Paracuru recebeu chuva de 106 milímetros. A maior na cidade em 2020.
Foto: Antônia Veridiana

Situação dos açudes
De acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Ceará tem 10 açudes sangrando e 57 com a capacidade acima de 90%. O açude Castanhão, maior reservatório do Estado, está com 15,88 % da capacidade total. O Orós, na bacia do Alto Jaguaribe, tem 27,41 % de volume. Juntos, eles respondem por quase 20% do volume total do Estado.

Já o Banabuiú, localizado no município de mesmo nome está só com 14,29 % de capacidade.