Rio Acaraú contribui para crescimento do Município
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Sobral O Rio Acaraú, um dos mais importantes da região norte do Estado do Ceará, faz parte do contexto histórico de Sobral, sendo de extrema importância para a população que vive à suas margens ou não. Um rio intermitente, cujas águas desaparecem no período seco do ano. Rio que, mesmo maltratado, garante a vida. É possível descrever assim muitos rios do sertão brasileiro e também este personagem, que na época de sua descoberta, abrigava aves de todas espécies como emas, seriemas, sericóias, papagaios, jacus etc. Além de variados tipos de pássaros de lindas e diversas cores.
Pelas margem do rio e a beira das lagoas, garças, jaçanãs, socós, guarás, marrecas e patos selvagem viam-se a cada passo.
O Rio Acaraú ou Rio das Garças, como era mais conhecido nesta região, era então mais estreito. No decurso dos anos foi-se alargando o seu leito. Do lado, onde hoje se constrói uma área totalmente urbanizada, era onde acontecia o maior assoreamento do leito do rio.
Fim das diferenças
Por conta dessa obra que está sendo priorizada pela atual administração, as diferenças gritantes entre as margens esquerda e direita do Rio Acaraú, em Sobral, chegaram ao fim.
Considerada como "o primo pobre", as obras da margem direita foram iniciadas em agosto de 2008, mas sofreram paralisações. A obra é delimitada pelas pontes Oton de Alencar e Doutor José Euclides, com uma extensão de 800 metros, incluindo o Parque Mucambinho, com uma dimensão de cinco quilômetros. O benefício, além de atender toda a população do Município, vai priorizar principalmente quem reside no Bairro Dom Expedito, localizado às margens do manancial.
Estima-se que sejam beneficiadas mais de cinco mil pessoas no local, além da construção e melhoria de 600 casas, escolas e postos de saúde.
Valorização
A melhoria da margem direita do Rio Acaraú vai priorizar e valorizar ainda mais os prédios públicos como a Biblioteca Municipal, o Museu e a Escola de Comunicação e Arte. Os investimentos, em parceria com o Governo do Estado, totalizam o valor em quase R$ 4 milhões.
O projeto que prevê a urbanização da margem direita do Rio Acaraú estava em estudo desde 2005. Os principais problemas enfrentados na margem direita são existência de uma rede de esgoto, que desemboca no rio, e a manutenção do trabalho dos canoeiros, que está prevista na reforma.
Serra das Matas
O Rio Acaraú, com o curso de 320 quilômetros, nasce na Serra das Matas, um dos pontos mais altos do Ceará. Há muitas serras pela região, o que não acontece com as matas. O Rio Acaraú é fruto das águas que ainda brotam dessa serra desmatada no Município de Monsenhor Tabosa. São mais de 300 quilômetros. O rio banha 18 municípios. Corta sobral, uma das cidades mais importantes do Ceará, e chega ao mar em Acaraú.
Lança-se ao Oceano Atlântico por meio de dois braços: o Cacimba e o Mosqueiro. A sua bacia hidrográfica é calculada em 14.500 quilômetros quadrador e banha as cidades de Tamboril, Sobral, Santana do Acaraú, Marco e Bela Cruz, entre outras da região.
Vale destacar o valor que representa o potencial hídrico num clima semiárido, e para um município do interior. A urbanização do Rio Acaraú é uma ação localizada que abrange sua margem, no trecho que passa dentro de Sobral. Esta área possui uma população ribeirinha que atravessa o rio diariamente, necessitando utilizar barcos como transporte. (WG)
TRANSPORTE
Projeto preservará utilização de canoa
Sobral O projeto de urbanização da margem direita, deverá manter preservado um dos meios de transportes bastante utilizado por essa população, a canoa. Com apenas R$ 0,25, os moradores de um dos mais importantes bairros desta cidade, o Dom Expedito, faz a travessia de um lado para o outro do rio.
A intervenção da obra, - que consta da construção do Largo da Igreja de São Pedro, pavimentação e passeios na Rua Dom Expedito e nas ruas do entorno da Igreja, iluminação estilizada nas áreas urbanizadas, internalização das fiações aéreas na Rua Dom Expedito, drenagem e esgotamento sanitário, implantação de ciclovias, calçadões, jardins e arborização, áreas de lazer -, garantirá um ancoradouro para canoas e barcos, que ainda são usados como meio de transportes.
Diariamente, entre as 5 e 18 horas, duas canoas fazem o vai-e-vem em busca de passageiros. As canoas, hoje utilizadas como meio de transportes, medem 29 palmos de comprimento e nove de largura, o equivalente a pouco mais de cinco metros de comprimento. Elas deverão ganhar padronização, bem como equipamentos de seguranças. João Anastácio Silva, canoeiro há mais de 30 anos, utiliza o seu equipamento há 20 anos, onde são transportadas não só pessoas, mas objetos como bicicletas, carrinhos de bebês e até cereais. Aguarda com ansiedade a conclusão da obra de urbanização da margem direita. "Acredito que esta obra, irá facilitar e valorizar a nossa profissão que foi bastante esquecida nesses últimos anos", disse.
A canoa é um meio de transporte bastante democrático. Leva crianças, jovens, adultos e idosos, estudantes, empregados e desempregados que se sentam nos bancos de madeira, muita vezes molhados pela água do rio, apertados e sob o sol causticante. Cada canoeiro chega a transportar, em média, de cinco a dez pessoas por cada viagem.
Em cada canoa existem três remos que podem ser usados pelos passageiros, para dar mais velocidade à embarcação. Uma vara feita com a madeira da própria embarcação é usada só pelo canoeiro para movimentar a canoa. Logo na saída, a vara é empurrada para o fundo do rio quando essa ainda alcança e, em seguida, é recolhida. A partir daí, são usados remos para dar movimentação. (WG)
Benefício
5 mil pessoas serão beneficiadas com as obras da margem direita do Rio Acaraú, que foram iniciadas em agosto de 2008. A obra é delimitada pelas pontes Oton de Alencar e Dr. José Euclides
Pelas margem do rio e a beira das lagoas, garças, jaçanãs, socós, guarás, marrecas e patos selvagem viam-se a cada passo.
O Rio Acaraú ou Rio das Garças, como era mais conhecido nesta região, era então mais estreito. No decurso dos anos foi-se alargando o seu leito. Do lado, onde hoje se constrói uma área totalmente urbanizada, era onde acontecia o maior assoreamento do leito do rio.
Fim das diferenças
Por conta dessa obra que está sendo priorizada pela atual administração, as diferenças gritantes entre as margens esquerda e direita do Rio Acaraú, em Sobral, chegaram ao fim.
Considerada como "o primo pobre", as obras da margem direita foram iniciadas em agosto de 2008, mas sofreram paralisações. A obra é delimitada pelas pontes Oton de Alencar e Doutor José Euclides, com uma extensão de 800 metros, incluindo o Parque Mucambinho, com uma dimensão de cinco quilômetros. O benefício, além de atender toda a população do Município, vai priorizar principalmente quem reside no Bairro Dom Expedito, localizado às margens do manancial.
Estima-se que sejam beneficiadas mais de cinco mil pessoas no local, além da construção e melhoria de 600 casas, escolas e postos de saúde.
Valorização
A melhoria da margem direita do Rio Acaraú vai priorizar e valorizar ainda mais os prédios públicos como a Biblioteca Municipal, o Museu e a Escola de Comunicação e Arte. Os investimentos, em parceria com o Governo do Estado, totalizam o valor em quase R$ 4 milhões.
O projeto que prevê a urbanização da margem direita do Rio Acaraú estava em estudo desde 2005. Os principais problemas enfrentados na margem direita são existência de uma rede de esgoto, que desemboca no rio, e a manutenção do trabalho dos canoeiros, que está prevista na reforma.
Serra das Matas
O Rio Acaraú, com o curso de 320 quilômetros, nasce na Serra das Matas, um dos pontos mais altos do Ceará. Há muitas serras pela região, o que não acontece com as matas. O Rio Acaraú é fruto das águas que ainda brotam dessa serra desmatada no Município de Monsenhor Tabosa. São mais de 300 quilômetros. O rio banha 18 municípios. Corta sobral, uma das cidades mais importantes do Ceará, e chega ao mar em Acaraú.
Lança-se ao Oceano Atlântico por meio de dois braços: o Cacimba e o Mosqueiro. A sua bacia hidrográfica é calculada em 14.500 quilômetros quadrador e banha as cidades de Tamboril, Sobral, Santana do Acaraú, Marco e Bela Cruz, entre outras da região.
Vale destacar o valor que representa o potencial hídrico num clima semiárido, e para um município do interior. A urbanização do Rio Acaraú é uma ação localizada que abrange sua margem, no trecho que passa dentro de Sobral. Esta área possui uma população ribeirinha que atravessa o rio diariamente, necessitando utilizar barcos como transporte. (WG)
TRANSPORTE
Projeto preservará utilização de canoa
Sobral O projeto de urbanização da margem direita, deverá manter preservado um dos meios de transportes bastante utilizado por essa população, a canoa. Com apenas R$ 0,25, os moradores de um dos mais importantes bairros desta cidade, o Dom Expedito, faz a travessia de um lado para o outro do rio.
A intervenção da obra, - que consta da construção do Largo da Igreja de São Pedro, pavimentação e passeios na Rua Dom Expedito e nas ruas do entorno da Igreja, iluminação estilizada nas áreas urbanizadas, internalização das fiações aéreas na Rua Dom Expedito, drenagem e esgotamento sanitário, implantação de ciclovias, calçadões, jardins e arborização, áreas de lazer -, garantirá um ancoradouro para canoas e barcos, que ainda são usados como meio de transportes.
Diariamente, entre as 5 e 18 horas, duas canoas fazem o vai-e-vem em busca de passageiros. As canoas, hoje utilizadas como meio de transportes, medem 29 palmos de comprimento e nove de largura, o equivalente a pouco mais de cinco metros de comprimento. Elas deverão ganhar padronização, bem como equipamentos de seguranças. João Anastácio Silva, canoeiro há mais de 30 anos, utiliza o seu equipamento há 20 anos, onde são transportadas não só pessoas, mas objetos como bicicletas, carrinhos de bebês e até cereais. Aguarda com ansiedade a conclusão da obra de urbanização da margem direita. "Acredito que esta obra, irá facilitar e valorizar a nossa profissão que foi bastante esquecida nesses últimos anos", disse.
A canoa é um meio de transporte bastante democrático. Leva crianças, jovens, adultos e idosos, estudantes, empregados e desempregados que se sentam nos bancos de madeira, muita vezes molhados pela água do rio, apertados e sob o sol causticante. Cada canoeiro chega a transportar, em média, de cinco a dez pessoas por cada viagem.
Em cada canoa existem três remos que podem ser usados pelos passageiros, para dar mais velocidade à embarcação. Uma vara feita com a madeira da própria embarcação é usada só pelo canoeiro para movimentar a canoa. Logo na saída, a vara é empurrada para o fundo do rio quando essa ainda alcança e, em seguida, é recolhida. A partir daí, são usados remos para dar movimentação. (WG)
Benefício
5 mil pessoas serão beneficiadas com as obras da margem direita do Rio Acaraú, que foram iniciadas em agosto de 2008. A obra é delimitada pelas pontes Oton de Alencar e Dr. José Euclides