Reprodução de gansos

Escrito por Redação ,
O produtor Manoel Alves Teixeira, residente no Município de Sobral, cria dois casais de gansos em sua propriedade. No entanto, ele afirma que há alguns meses os animais não vêm produzindo ovos, e mesmo na época em que produziam a quantidade era pequena. Ele gostaria de saber como deve proceder para que os animais voltem a produzir.

A reprodução de ganso, de forma geral, não é nada complicada, mas para ter sucesso na criação é preciso conhecer alguns "segredos" da prática de manejo dessas aves. Inicialmente, eu precisava conhecer quais a(s) raça(s) de ganso que o Sr. cria e outros detalhes como idade, tipo de alojamento e principalmente a alimentação. Os gansos, de forma geral, atingem a maturidade sexual entre 9 e 12 meses, e, entre os meses de setembro a mediados de dezembro é onde ocorre a maior produção de ovos. Já no fim de dezembro, as aves começam a entrar em troca de penas, situação que caracteriza o fim do ciclo produtivo. De forma geral, pois há variação entre raças, as fêmeas produzem, em média, de 25 a 35 ovos por ciclo de postura, se considerarmos pelo menos dois ciclos, ou seja, duas ninhadas. Dependendo da espécie, há gansos, que só reproduzem quando existe no seu recinto um pequeno tanque com medidas adequadas à necessidade de cada espécie, pois estes somente fazem a cópula (acasalamento) dentro da água.

Nossas recomendações ao Sr. Manoel é que ele tome os seguintes cuidados: 1. Verificar se as instalações que ele possui estão de acordo com o espaço mínimo que estas aves necessitam. Se forem criadas soltas, elas devem possuir um abrigo com condições ideais para acomodação do ninho. 2. Caso não haja um pequeno tanque, este deve ser construído dentro do recinto. Para isto, procurar orientação técnica para tender às necessidades de suas aves. 3. Quando o criador possui poucas aves, sempre recomendamos que ele crie um terno de gansos, ou seja, um macho e duas fêmeas, pois assim não haverá competição entre os machos, o que impediria a monta por parte de um deles. 4. Procurar manter o local das aves (aviário ou mesmo se são soltas) sempre limpo, bem ventilado e com água e ração de boa qualidade. Recomendamos ração granulada para galinhas em fase de reprodução com um teor de cálcio em torno de 4%. Para que o índice de fertilidade seja bom, a ração ofertada deve ser balanceada, com reforço de minerais e vitaminas a cada três meses. Podem ser usados os mesmos produtos destinados as galinhas. 5. Para evitar o choco prematuro e consequentemente a baixa produção de ovos, o Sr. deve retirar os ovos do ninho diariamente, colocar a data de postura neles e guardá-los em lugar fresco, com a parte mais pontuda para baixo, durante no máximo 7 dias. Depois disso perdem um pouco a fertilidade. Outra recomendação é a utilização de fêmeas de perus para chocar os ovos, que além de ser boa criadeira, elas podem chocar um número maior de ovos (entre 8 e 13).

WILLIAM CARDOSO MACIEL
Pós-doutor e professor da Faculdade de Veterinária da Uece. Esta coluna é mantida em parceria com a Favet-Uece. Criadores interessados em tirar dúvidas sobre seus animais, nas mais variadas áreas da Veterinária, podem contatar o e-mail anavaleria@diariodonordeste. com.br ou o telefone (85) 3266.9790 ou 3266.9771.