Protesto de bugueiros bloqueia acesso à Vila de Jericoacoara

Motoristas não concordam com a media da prefeitura de Jijoca de Jericoacoara que proíbe o tráfego de bugueiros de municípios vizinhos dentro do Parque Nacional da cidade

Legenda: Policiais militares retiraram as estacas colocadas por bugueiros para bloquear o acesso à Praia de Jericoacoara
Foto: Reprodução

O acesso à Praia de Jericoacoara foi bloqueado por bugueiros de pelo menos seis cidades do Litoral Oeste do Ceará, na manhã deste sábado (1º). O protesto foi motivado por uma decisão da prefeitura de Jijoca de Jericoacoara que proíbe o tráfego destes profissionais oriundos de municípios vizinhos dentro do Parque Nacional da cidade. A autorização só prevê o passeio de veículos registraos no município.

Por volta das 5h30 da manhã, bugueiros dos municípios de Camocim, Cruz, Acaraú, Granja, Bela Cruz e Barroquinha iniciaram o protesto colocando estacas de madeira na areia, amarradas a uma corda. As estacas foram removidas por policiais da 2ª Companhia do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) que foram ao local.

Contudo, os bugueiros continuaram o protesto fazendo um cordão humano que manteve o acesso bloqueado. O serviço de coleta de lixo dentro da Vila de Jericoacoara foi prejudicado.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que a Polícia Militar foi acionada para liberar a barricada que causava o bloqueio do acesso à praia de Jericoacoara. De acordo com a secretaria, o acesso foi liberado pelos agentes de segurança que, segundo o órgão, já foi liberado.

O Diário do Nordeste tentou contato com a prefeitura de Jijoca de Jericoacoara para solicitar esclarecimentos a respeito da medida que proíbe os bugueiros de cidades vizinhas de trafegarem dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.