Prejuízos no Porto das Dunas

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
A Avenida Atlântica, no Porto das Dunas, está alagada e sem condições de tráfego, o que dificulta a vida dos moradores

Fortaleza. As chuvas trazem muitas alegrias, especialmente para os agricultores, mas, também tristeza para quem tem que conviver com falta de infraestrutura. Esse está sendo o atual problema enfrentado por moradores e proprietários de casas ou apartamentos no Porto das Dunas. O local de descontentamento é a Avenida Atlântica, localizada no Município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A avenida está intransitável, as águas das chuvas tomaram conta do local. Os veículos já não conseguem passar, muitas pessoas contam que tiveram prejuízos com os carros.

Prejuízos

"Esse problema está assim há anos. O carro já quebrou várias vezes", disse a proprietária de um apartamento em um dos condomínios do local, Heloísa Caracas. "Vou para lá há mais ou menos cinco anos e, desde essa época, já estava com esse problema. Antes era menos, mas desde o ano passado e este ano não se pode mais passar. Isso é um absurdo e falta de respeito com a gente".

O síndico da Condomínio Vila do Porto, Pedro Fernandes Retto Filho, contou que os prejuízos não são somente para os moradores, mas, inclusive, para os hotéis, que deixam de receber hóspedes por conta do problema. "Nos hotéis a situação está triste, não conseguem ter visitantes. A água chega a atingir, às vezes, 1 metro ou 1,5 metro, não passa carro de jeito nenhum", disse ele. Pedro informou que um grupo teve na sede de Aquiraz para falar com o prefeito, Edson Sá, mas, até agora, nada foi resolvido.

Ilhados

"Continuamos ilhados. Para chegar até o condomínio, a gente precisa fazer um retorno enorme, passar por ruas totalmente esburacadas e sem calçamento. Tem gente que não sabe fazer o caminho que vai pelo Beach Park e acaba quebrando o veículo", comentou ele.

Uma outra consequência em decorrência dessa situação é com relação às correspondências. "Os Correios não descem até aqui por causa da dificuldade, por isso, temos que pegar as nossas correspondências na sede de Aquiraz. Pagamos impostos, queremos que uma solução seja tomada", pediu o síndico.

A falta de infraestrutura da Avenida Atlântica, no Porto das Dunas, foi até tema de pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A deputada estadual, Fernanda Pessoa, denunciou na Casa as angústias vividas por moradores e donos de imóveis.

Paliativo

"Além disso, já encaminhei correspondência, em fevereiro, para o prefeito pedindo uma solução. Falei que, mesmo se não tivesse recurso no momento para uma obra completa, tentasse pelos menos um paliativo, colocando brita, por exemplo, mas ele não deu nenhuma posição", comentou ela. A deputada informou que vai marcar uma reunião com a população local, síndicos dos condomínios e hotéis para tentar, mais uma vez, pedir uma solução para o problema. "O prefeito reclama que não existem moradores, seriam só residências de veraneio, o que não é verdade. Atualmente, tem muita gente morando lá sim".

O prefeito de Aquiraz, Edson Sá, informou que será realizada uma obra de água e esgoto em todo o Porto das Dunas que contemplará, inclusive, a avenida em questão. "É uma obra do Governo do Estado, que já foi licitada e já teve ordem de serviço. A empresa que vai realizar o trabalho disse que só vai iniciar depois do período de chuvas".

Recursos

Os recursos liberados, de acordo com o prefeito de Aquiraz, Edson Sá, são de, aproximadamente, R$ 44 milhões.

"Os trabalhos eram para comer no ano passado, no entanto, aconteceram alguns problemas, que agora foram resolvidos. As obras estão garantidas. No entanto, os moradores devem ter paciência, pois as chuvas vão ter que parar. Está sendo assim em outros locais do Estado. Algumas construções pararam porque está chovendo", afirmou ele.

O gestor ainda informou que a empresa já está até instalando o canteiro de obras.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura do Município de Aquiraz - Rua Francisco Câmara, 332, Centro da cidade

Telefone: (85) 3361.1865


Evelane Barros
Subeditora do Regional