População reclama do lixo

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Moradores do Porto das Dunas reclamam que a coleta do lixo é realizada a cada 15 dias, causando problemas

Aquiraz. Um dos bairros mais valorizados desta cidade, o litoral do Porto das Dunas, também carece de uma estrutura adequada quando o assunto refere-se à coleta de lixo e pavimentação. Em vários locais do bairro, os terrenos baldios servem de depósito de lixo e entulho, como sinal da falta de contêineres.

É muito comum encontrar, por diversas vezes e em locais espalhados, muito lixo, destacando os contrastes de um dos destinos turísticos mais conhecidos mundialmente. Quando não há coleta, os catadores aproveitam para retirar o sustento. José de Freitas e Raimundo do Nascimento, de Aquiraz e Messejana, em Fortaleza, respectivamente, contam que o lixo encontrado no Porto das Dunas não é "concorrido" com outros catadores e dá para tirar o sustento "com mais tranquilidade".

"É o nosso único meio para viver. Não temos outra opção", conta Freitas. Juntos, eles retiravam os materiais recicláveis de um lixo em que o contêiner é particular, sinal de que a Prefeitura Municipal de Aquiraz não possui, ainda, uma estrutura adequada para manter organizado o sistema de coleta no bairro.

De acordo com a aposentada e proprietária de uma residência no Porto das Dunas, Neuma Timbó, o bairro precisa de muitos serviços. Ela diz que todo o dinheiro pago com Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) não é prestado conta para os moradores e que, a cada ano, a tendência é piorar.

"Não sei como é feito o recolhimento, mas isso é apenas um serviço que precisa ser melhorado. Pago o IPTU muito caro dessa casa e tenho outra com o imposto em quase R$ 2 mil. Para onde vai esse dinheiro todo? Falta uma prestação de contas", destaca. Assim como ela, outros proprietários e caseiros também reclamam que o Porto das Dunas tem mantido, por muito tempo, uma estrutura que não mais condiz com o desenvolvimento urbanístico.

Problemas

A falta de saneamento básico também é apontado por Neuma como um problema a ser resolvido com mais cautela e urgência, por se tratar "de um caso de saúde pública". Para Neuma, a lógica das administrações municipais deveriam reverter o dinheiro pago com os impostos municipais em melhorias para a população. "Mas isso não acontece no Porto das Dunas. É sempre a mesma situação de lixo, de esgoto e de ruas", conta a aposentada Neuma. Por ser um bairro localizado a uma distância de 5 quilômetros da sede, o Porto das Dunas sempre teve, em seu histórico, uma estrutura deficiente de urbanismo. Mesmo considerado como território valorizado, pela localização de hotéis, pousadas e mansões de veraneio, o bairro é mais habitado por caseiros e jardineiros.

"Até uma farmácia é difícil encontrar aqui. Quando um dos funcionários teve um corte, precisei ir a Aquiraz para comprar curativo. Estamos desprovidos de tudo", diz a aposentada Neuma Timbó. De acordo com o secretário de Infraestrutura de Aquiraz, Carlos Augusto Matos Pires, o problema na coleta de lixo não pode acontecer, principalmente, porque existem dias de coleta específicos para cada bairro e distrito de Aquiraz.

Terceirizado

"Caso haja algum problema, os moradores devem comunicar à Prefeitura sobre essa situação para que possamos resolver e melhorar a coleta de lixo". Todo o serviço é realizado por uma empresa terceirizada, como informou o secretário. Mesmo com os dias regulares, o lixo localizado nos terrenos baldios não é retirado.

Sobre a condição das vias, Carlos Augusto informou que o prefeito Edson Sá viajou a Brasília, antes do feriado da Semana Santa, para discutir a viabilidade de um projeto para o bairro. No entanto, não há informações sobre o assunto por ainda ficar restrito ao planejamento urbanístico da cidade.

Enquete

Qual a sua opinião sobre o serviço?

Bernadete Lopes de Oliveira
Caseira
O caminhão do lixo pode até vir, mas não recolhe tudo. Tem lado em que a limpeza funciona, mas pro nosso lado fica tudo sujo

Vanilson Alves da Silva
Jardineiro
Entra prefeito e sai prefeito e nada muda no Porto das Dunas. A coleta do lixo e as ruas sempre ficam a desejar

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Infra-Estrutura de Aquiraz
Rua Francisco Câmara, 98
(85) 3361.1804

Maurício Vieira
Repórter