Pontal da Santa Cruz é opção de turismo científico

Escrito por
Legenda:
Foto: Francisco Demontier
Santana do Cariri (Juazeiro do Norte/ Sucursal) – A visitação ao Pontal da Santa Cruz cresce nos braços do turismo científico e ecológico. Trata-se de um lugar lendário onde o misticismo contribuiu para povoar o local. A criação de uma infra-estrutura turística no local remonta há três anos, quando o governo do Estado substituiu a cruz de cerca de dois metros, por uma outra com 20 metros de altura e mais 13 nos braços. O marco é todo de aço e pesa cerca de 17 toneladas.

Dado o crescente fluxo de pessoas nos últimos anos, já se discute a necessidade de ampliação das áreas de circulação, a partir do restaurante. O instrutor do Pontal da Santa Cruz, Francisco Rodrigues de Souza, estima uma visitação aproximada de mil turistas por mês. Ele faz parte do complexo turístico envolvendo o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, que fica no Centro da cidade. A maioria dos visitantes é formada por estudantes de escolas da região do Cariri que vão ao local para fazer pesquisas.

Segundo Francisco, quem vai ao museu estende a visitação até o Pontal. São 747 metros de altura em relação ao nível do mar. Oferece uma visão paradisíaca de quase 180 graus do verde vale do Cariri. Para completar esse panorama, o lugar oferece ainda a mais bela visibilidade do pôr-do-sol. A visita inclui orações na Capela do Bom Jesus das Oliveiras, do distrito do Pontal da Santa Cruz, que é reverenciado no mês de setembro.

Hoje, o Pontal é um dos locais turísticos mais visitados da região, atraindo gente de todos os lugares. Do alto, a visão panorâmica da cidade de Santana do Cariri, suas vilas, o Parque dos Dinossauros e boa parte do Vale do Cariús. Quem ali comparece pela primeira vez não esconde o encantamento com tanta beleza e histórias.

O cruzeiro é o símbolo maior da fé e religiosidade do povo da região. Segundo a lenda, o antigo cruzeiro de madeira foi erguido no início do século XIX para afastar o diabo que costumava aparecer e apavorar os moradores do pé da serra.

Os mais idosos contam que, após a colocação do cruzeiro no local, a assombração desapareceu. A nova cruz de aço foi inaugurada em janeiro de 2001, mas a de madeira permanece como uma relíquia dessa lenda.

O aposentado Raimundo Alves de Lima recorda as afirmações do seu pai de que possuía no local “uns cãos com língua de fogo”. São muitas e diferentes as narrativas oferecendo margem para a criatividade.

SERVIÇO: Santana do Cariri fica localizada no sopé da Serra do Araripe, distante 560 Km de Fortaleza, com acesso pelas rodovias BR-230 e CEs-060/386/292