Orquestra de Câmara do Eusébio realiza concerto

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
O concerto vai apresentar o trabalho realizado durante o ano e a transição para Orquestra Filarmônica

Fortaleza. Os jovens que participam da Orquestra de Câmara do Município do Eusébio, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, estão ansiosos com a apresentação que vai acontecer, hoje, no Teatro José de Alencar, na Capital cearense. Além de mostrar o trabalho e o talento dos músicos, esta apresentação marcará o momento de transição do grupo que passará a ser a primeira Orquestra Filarmônica do Eusébio.

De acordo com o professor de violino Samuel Fernandes Nascimento Júnior, os alunos fazem parte do Núcleo de Arte, Educação e Cultura (Naec) do Município. "No fim de ano fazemos um grande concerto para mostrar o trabalho realizado durante todo o ano. Neste, será um momento mais especial, pois estamos prestes a se tornar uma Orquestra Filarmônica".

Componentes

A orquestra - cujo projeto existe há dois anos e a formação há um ano - é composta por 40 alunos, mas, hoje, no Teatro José de Alencar, às 18 horas, vão se apresentar 20 músicos. "Eles tiveram aulas de violino, viola, violoncelo e, também, teoria musical", disse o professor. A iniciativa para transformar a atual orquestra em filarmônica, conforme ele, foi uma iniciativa do secretário de Cultura do Eusébio, Francisco de Abreu Camurça, com apoio do vereador Tarcísio da Cultura.

Para participar das aulas não existe restrição de idade. "Como é um projeto social, atendemos toda a comunidade, a partir de 8 anos sem idade máxima. Para se ter uma ideia, existe senhora de 70 anos e de 65", contou Samuel. Ele explicou que a orquestra é dividida nos grupos "A" e "B". O primeiro é a orquestra principal, nível mais avançado. O segundo é mais acessível. "Sempre tem alunos novatos", disse o professor.

Não existe restrição de idade máxima, no entanto, no caso de crianças e adolescentes, há a exigência de que precisam estar regularmente matriculados em escola, seja pública ou privada. "Queremos ser um complemento, temos aulas de manhã, tarde e noite. Justamente para atender mais pessoas possível".

Intercâmbio

Samuel destacou que, há dois meses, ele e o maestro e compositor Emílio Fernandes conheceram a orquestra filarmônica de Minas Gerais. A partir daí, foram estreitados laços e eles passaram a viajar para aquele Estado, para a cidade de Belo Horizonte. "A gente quer formar esforços, compartilhar experiências. Estamos fazendo todos os esforços para concretizar a filarmônica", afirmou. Para manter o trabalho, ele informou que vão buscar apoio junto à iniciativa privada.

Segundo o maestro Emílio, serão 50 minutos de apresentação, na qual será explorado um repertório variado. Os convidados poderão apreciar "Primavera", de Vivaldi; um arranjo de "Yesterday", dos Beatles; Rokafiev; Trairie trail; Bach; uma peça da autoria do maestro chamada "Cano em som maior". "Vamos ter, também, solitas, com peças individuais com os instrumentos e com piano", disse o compositor.

Esse concerto, com uma orquestra de jovens, conforme Emílio, mostra o talento dos estudantes da escola de música. "O nosso objetivo é mostrar o trabalho para, posteriormente, consolidar uma orquestra filarmônica no Estado do Ceará. Essa é como um embrião".

A apresentação é apenas para convidados. Está sendo esperado, aproximadamente, um público de 100 pessoas.

Naec

O Núcleo de Arte, Educação e Cultura (Naec) é um projeto, de acordo com o professor Samuel, que existe em todo o Brasil. No Ceará, um dos Municípios que desenvolve este trabalho social é a cidade do Eusébio. "Lá, temos uma biblioteca com vasto acervo, existem aulas de dança, artes marciais, informática, banda de música, coral, artes plásticas. Existem cerca de 1200 alunos". O Naec do Eusébio existe há seis anos.

Especial

"O objetivo é mostrar o trabalho e consolidar como orquestra filarmônica"

Emílio Fernandes
Maestro e compositor

"Esse concerto será especial. Estamos prestes a se tornar orquestra filarmônica"

Samuel Fernandes Nascimento Júnior
Professor de violino

MAIS INFORMAÇÕES

Núcleo de Arte, Educação e Cultura (Naec)
Município do Eusébio
(85) 3260.4029/ 3260.4960

EVELANE BARROS
SUBEDITORA DO REGIONAL