Odontologia para cães
*POR PAULO SÉRGIO FERREIRA BARBOSA
“Eu tenho um cão Pastor Alemão de 1 ano e 9 meses, e observei que um dente canino superior dele está com uma fratura. Gostaria de saber se é possível fazer algum tratamento sem ter que extrair esse dente dele”, quer saber a criadora Luciana Ferreira.
Entendo a sua preocupação em manter o dente do seu cão, afinal, é com os caninos que o cão segura as suas presas. Sendo útil na apreensão de alimentos. Geralmente a fratura de dente como o canino é considerada uma fratura completa, causando a exposição da polpa dentária. A polpa dentária é um tecido frouxo, que ocupa a cavidade interna do dente e composta de vasos sanguíneos e linfáticos, feixes nervosos, substâncias intercelulares e células especializadas. Tem as funções: formadora, nutricional, sensorial e de defesa. Com a polpa exposta, vamos ter problemas do tipo hemorragia, inflamação aguda que resulta em dor para o animal, fazendo com que ele tenha dificuldades em se alimentar.
Depois de algum tempo ocorre invasão bacteriana e obliteração dos vasos sanguíneos, causando necrose pulpar. Com a evolução do quadro, o estimulo doloroso tende a diminuir e fratura pode passar a ser negligenciada pelo o proprietário, o que é um grande erro. Com o passar do tempo, a inflamação de polpa vai evoluir causando periodontite, que pode evoluir para um granuloma ou um abscesso que causa a formação de fístulas causando sinusites. Devido ao quadro de periodontite, outras patologias podem acontecer como gastrite, hepatite, pericardite, insuficiência renal aguda e depois crônica. todas estas doenças são muito graves e de difícil resolução.
O meu conselho é que a senhora procure um médico veterinário odontologista com especialização em endodontia, que é um ramo da odontologia veterinária que estuda a forma, função, patofisiologia e terapia das afecções da polpa dentária, para uma avaliação minuciosa deste dente, cabendo a ele a decisão de extraí-lo ou de fazer um tratamento endodôntico necessário para a saúde do seu animal. Em Fortaleza já existem médicos veterinários com esta especialização.
*Professor de Clínica Médica de Pequenos Animais da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará. Esta coluna é mantida em parceria com a Favet-Uece. Interessados em tirar dúvidas sobre seus animais, podem enviar perguntas através do e-mail anavaleria@diariodonordeste. com.br ou do (85) 3266.9790/ 3266.9771.