Mazé é herdeira da sabedoria popular
Crato. Maria José de Oliveira Luna, Mazé de Luna, é herdeira de uma das maiores fortunas culturais da região: a sabedoria popular e o talento. Bens plantados em sua alma pelo seu pai, o Mestre Dedé de Luna, um dos ícones da cultura folclórica cearense, falecido em 19 de março de 2001. Nascida no Crato, em 28 de março 1959, ela é filha do agricultor José Francisco Luna, o Dedé de Luna, e de Maria Celina Luna
Teve uma infância alegre e, ao mesmo tempo, sofrida no Sítio Pau Seco, próximo a Juazeiro do Norte. Ela viveu as privações comuns a uma família pobre do interior, mas já sendo forjada na cultura popular, participando dos dramas, Lapinhas e cantos religiosos na Igreja Católica.
Patente
Em 1976 passou a acompanhar o pai no Reisado masculino. Sua função era cantar e ajudar na confecção dos trajes, o que lhe trouxe competência para criar peças (rimas) e ter esmero na estética e indumentária do grupo. Em 1999, o Mestre Dedé de Luna concedeu “patente” a Mazé, que desde esse tempo brinca como Mestre de Reisado.
Casada há 21 anos com Luis Oliveira da Silva, tem três filhos. Mazé comanda o hoje denominado Reisado Decolores Dedé de Luna do bairro Muriti. Também é coordenadora, juntamente com sua irmã, Penha Luna, da Lapinha de Mãe Celina, vencedora do Ceará Natal de Luz realizado em Nova Olinda em 2005.
Um Reisado Infantil foi criado recentemente por Mazé, para estabelecer canal de transmissão do saber como uma espécie de escolinha, mas, sobretudo pensando em fortalecer nas crianças o “sentimento de amor pelo folclore e pelas danças do Reisado”.
Dona Celina, sua mãe, dá o tom da hereditariedade: “Mazé tem um trabalho muito bonito, tem amor pela brincadeira, é uma “perna” forte. E assim, já estamos na 4ª geração, meus (e do Dedé) bisnetos estão aí. Mazé é uma mulher incansável na luta pela tradição”.
FESTEJOS
"O Folclore é um espaço para o jovem valorizar sua cultura e ficar longe das drogas e do álcool"
Mazé de Luna - Mestra da Cultura