Incêndio atinge as proximidades da UFCA, em Juazeiro do Norte

Fogo ficou a poucos metros do prédio, mas foi contido por funcionários terceirizados que prestam serviço à universidade e estavam no local.

Escrito por Redação ,
Legenda: A UFCA informou que, apesar da queima da vegetação ao redor, ninguém ficou ferido e o fogo não chegou a atingir os prédios
Foto: Reprodução

Um incêndio atingiu áreas das imediações do campus de Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA), na tarde de ontem (16), sendo contido pelos próprios funcionários terceirizados que se encontravam no local. As chamas não chegaram a atingir o prédio, mas ficou a cerca de 20 metros da guarita onde os seguranças trabalham. Ainda não se sabe a causa do incidente.  

De acordo com os funcionários no local, o primeiro foco ocorreu por volta do meio-dia e foi contido. No entanto, como o fogo ia além da cerca que delimita o campus, as chamas voltaram a se espalhar por volta de 16h, quando foram apagadas novamente pelos funcionários no local, por volta de 17h.  

Sem a presença do Corpo de Bombeiros, que demorou a chegar no campus, todo o trabalho para conter as chamas foi realizado por operários de obra, jardineiros e seguranças, que se encontravam realizando serviços no local. O Sistema Verdes Mares entrou em contato com o comando da 1ª Companhia de Juazeiro do Norte, questionando a demora para atender esta ocorrência, mas não houve resposta até a publicação desta matéria.  

Em nota, a UFCA informou que, apesar da queima da vegetação ao redor, ninguém ficou ferido e o fogo não chegou a atingir os prédios, não havendo danos na estrutura da instituição. “A área onde estão construídos os prédios do campus é protegida pelo que se chama de aceiro, que é um reforço na preparação do terreno para impedir propagação de incêndios”, ressaltou.  

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até este sábado (17), já foram registrados 436 focos de incêndio no Ceará, em outubro. Mesmo restando ainda 16 dias para o fim deste mês, o número se aproxima do total de setembro, onde foram captados 440 focos, recorde de 2020, até agora. Em todo o ano, o Estado soma 1.267 focos de incêndio. 

Assuntos Relacionados