Gilberto Gil abre aulas de música

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto:
Iguatu (Sucursal) – O ministro da Cultura, Gilberto Gil, abriu oficialmente, ontem, às 9 horas da manhã, no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), neste cidade, ao lado do prefeito, Agenor Neto, da secretária da Cultura do Estado, Cláudia Leitão, e da coordenadora de Cultura do Sesc, Regina Leitão, a temporada 2006 da Escola de Música Erudita Maestro Eleazar de Carvalho, que tem por objetivo a formação de jovens instrumentistas.

O “ministro-cantor” foi recepcionado pela Orquestra de Rabeca Cego Oliveira, da cidade de Juazeiro do Norte, que apresentou um repertório de xotes e baiões, de composição do iguatuense, Humberto Teixeira, em parceria com Luiz Gonzaga. Gilberto Gil comentou sobre o som dos instrumentos. “Fica muito interessante, dá um som acústico muito bom”.

Depois, a comitiva assistiu à apresentação do coral e da orquestra da Escola de Música maestro Eleazar de Carvalho. Sob a regência do maestro, Daniel Barros, foi executado o número erudito, “Ave verum corpus”, de Mozart. A apresentação emocionou toda a platéia. O ministro elogiou a qualidade da execução e quis saber quantas horas por dia os adolescentes estudam o canto coral e os instrumentos clássicos — violino, violoncelo, contrabaixo e viola clássica. Justificou a pergunta: “Vocês sabem que sou músico!”.

O diretor da escola, maestro José Carlos Mota Júnior, explicou que são duas horas diárias, em dois dias por semana. A Escola de Música Erudita Maestro Eleazar de Carvalho foi implantada em agosto de 2005, numa iniciativa da professora Sônia Muniz, viúva do maestro Eleazar de Carvalho, com apoio da Prefeitura de Iguatu e do Sistema Fecomércio. A partir de hoje recomeçam as aulas com 105 alunos, crianças, adolescentes e adultos.

Gilberto Gil mostrou a importância da música no aspecto cultural, nas sociedades e na vida das pessoas. “Vou voltar para Brasília muito feliz. Emocionado com a riqueza cultural que vi no sertão cearense”, disse. “Esses alunos mostraram talento, em pouco tempo de aprendizagem. A música faz parte da vida de todos nós”.

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, solicitou apoio do ministro para liberação de recursos para aquisição do sistema de iluminação, refrigeração e sonorização do teatro municipal Pedro Lima Verde, que está em fase de conclusão. Pediu também recursos para implantação da escola de música popular de Iguatu. “Se depender da minha caneta vou liberar os recursos”, disse o ministro. “O Ministério apoia os prefeitos que apoiam a cultura”. Em seguida, esclareceu: “Sabemos que há limitação de recursos, há trâmites burocráticos, mas farei o passível para concretizar os projetos culturais de Iguatu”.

Gilberto Gil mostrou-se sempre simpático, deu autógrafos e teve paciência para pousar para inúmeras fotos ao lado de fãs e curiosos. Os pedidos se sucediam a cada instante. A visita dele à cidade de Iguatu teve por objetivo participar da solenidade de abertura do I Festival de Música de Câmara da região Centro-Sul e Vale do Salgado, que prossegue até o próximo dia 19, nas cidades de Iguatu e de Icó, com uma programação recheada de shows, apresentações de orquestras, de bandas de música, além de cursos, oficinas e cadastramento dos artistas da região. O evento é promovido pela Secretaria da Cultura do Estado em parceria com as prefeituras municipais.