Filme rodado em Iguatu vai substituir espetáculo da Paixão de Cristo

A pandemia do coronavírus impede a tradicional apresentação teatral no entorno da antiga estação ferroviária. Como alternativa surgiu a ideia de transformar o espetáculo ‘Do princípio ao reino sem fim’ em filme.

Escrito por Honório Barbosa e Wandenberg Belém , regiao@svm.com.br
Iguatu
Legenda: O filme "Do princípio ao reino sem fim” está sendo rodado em Iguatu e aproveita cenários naturais.
Foto: Wandenberg Belém

A pandemia do novo coronavírus continua exigindo adaptações em todos os setores e os cearenses estão buscando as alternativas possíveis para manter suas atividades de forma responsável. O tradicional espetáculo da Paixão de Cristo, no entorno da centenária estação ferroviária de Iguatu, no Centro-Sul Cearense, vai virar filme. A produção será exibida em igrejas, capelas e pela internet na sexta-feira santa.

As cenas do filme "Do princípio ao reino sem fim” estão sendo rodadas há alguns dias e trazem locações em pontos diversos da cidade e da área rural – Cruz de Pedra, cachoeira do Cocobó, rio Jaguaribe, Bugi e na Catedral de São José.

Iguatu
Legenda: Um dos cenários do filme é a Cachoeira Iluminada, no bairro do Cocobó.

Em março de 2020, a 15 dias para a Semana Santa, foram decretadas medidas sanitárias de isolamento e suspensão de atividades artísticas, empresariais e de serviços. Os decretos afetaram a apresentação do espetáculo Paixão de Cristo.Com a continuidade da pandemia, os organizadores buscaram uma alternativa para não ficar mais um ano sem a apresentação. 

“Mediante essa triste realidade da pandemia que dá sinais de crescimento, tivemos a ideia do filme para não ficarmos parados e levar o espetáculo ao público”, explicou o diretor e produtor do filme, Bibi Lima.

Iguatu
Legenda: O elenco foi reduzido de 180 para 50 atores. Alguns fazem até 3 personagens.

Segurança 

O elenco foi reduzido de 180 para 50 pessoas, isso envolvendo atores e figurantes. Alguns fazem até três papéis para suprir a ausência dos demais. As cenas são gravadas em locais abertos que servem de cenários para o filme. "As cenas elas são divididas para ter no dia da gravação só aqueles que vêm para a cena, com todos os cuidados, usando a máscara e só tira na hora de gravar, distanciamento, evitando contato físico", explica Bibi Lima.

Iguatu
Legenda: Os atores higienizam as mãos constantemente com álcool.
Foto: Wandenberg Belém

As gravações são acompanhas pela vigilância sanitária com a participação mínima de pessoas para evitar aglomeração. “O grupo adota os protocolos de segurança e de prevenção”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária de Iguatu, Samuel Bezerra. O filme tem o apoio da secretaria de Educação e Cultura de Iguatu.

Iguatu
Legenda: Elenco e produção seguem os protocolos sanitários para evitar contaminação pelo coronavírus

Emoção

A história da Paixão de Cristo é conhecida por todos, mas, a cada ano, a encenação emociona público e atores. “Fiquei arrepiada, muito emocionada com a cena da cura do cego”, disse a atriz amadora Adriana Vitoriano (Drica) do grupo Guardiães do Teatro. “A gente sente a história, é muito forte, comovente”.

A ideia de transformar o espetáculo teatral em filme foi audaciosa, mas acabou surpreendedno a todos. As locações naturais garantem bela fotografia e dão vida à história da morte e ressureição de Jesus. "Está dando tudo certo, com cenários naturais, bem diferentes do fixo”, destaca Marquinhos Santos, decorador. Há dois anos no projeto,ele evidencia “a dedicação de todo o elenco e do grupo técnico para fazer o melhor e emocionar o público”.